Tudo que Deus Fez Para o Rico é Bom

A Criação das Maravilhas para os Ricos

Depois de anos observando o vaivém da vida das pessoas, finalmente cheguei à minha tão esperada conclusão: dos sete dias da criação do mundo, seis foram dedicados exclusivamente à classe VIP. Sim, meus amigos, convenhamos que fazer as praias de Cancún deve ser bem mais trabalhoso que as de Boa Viagem. A cor da água, um azul sem comparação, deve ter exigido todo o capricho do Criador. Quantos matizes de azul Ele teve que usar? E o pior: ainda teve que inventar as cores! Bom, já para diferenciar Boa Viagem, Ele colocou tubarões. É pouco ou quer mais?

A Moradia dos Ricos: Mansões e Labirintos

E as moradias… ah, as moradias! São a verdadeira certidão de riqueza dos que passaram na fila da abundância mais de uma vez. Compram um terreno e, em seis meses, a mansão está pronta, completa com mobília, paisagismo – e não estamos falando de um vasinho de comigo-ninguém-pode para espantar inveja. A casa dos ricos é um labirinto: salas de jantar, de jogos, de música, de TV e até de meditação. Cada cômodo meticulosamente projetado por arquitetos que só falam em conceitos que custam mais do que um carro popular. E as suítes? Não são só para a família. Tem para as visitas, os parentes distantes e até para os três bulldogs ingleses: Almir, Padilha e Shirley.

Nossa Casa: O Sonho Adiado

Já a nossa casa? Bem mais simples. Compramos o terreno e babau… começamos a sonhar com o dia em que a rua será calçada. Mas, convenhamos, o Júnior, nosso filho mais novo, que hoje tem 3 anos, estará no exército quando (e se) essa obra faraônica for concluída. E enquanto isso, muitas faixas de pedestres serão inauguradas, com direito a coreografias que deixariam Carlinhos de Jesus com inveja.

A Construção no Ritmo do Cartão de Crédito

A construção da casa acontece por etapas, sempre no ritmo do cartão de crédito. Enche o limite? Pausa a obra. Libera um espacinho? Volta o pedreiro. A família toda se aperta na casa para economizar o aluguel, enquanto sonha com o dia em que vai ter um espaço maior.

O Fim da Obra e a Pilha de Contas

Quando a obra finalmente termina, o nosso crédito também se esgota. O resultado? Uma pilha de contas e o dilema de como pagar a água e a luz, que passam a ser nossas prioridades diárias. O que se assemelha à casa do rico, pergunta você? Nada. O cachorro é uma caramelo que atende por Periguete, os espaços são reduzidos – dai surgiu o “juntos e misturados” – e a frase mais pronunciada é: “só em não pagar aluguel está bom”. Agora me diga, você já ouviu da boca de um rico tal afirmação?

A Vida dos Ricos: Sem Preocupações com as Contas

E olha que aluguel eles pagam e com gosto. Porque uma coisa que rico tem muito é amantes, e cada uma tem uma cobertura alugada pelo “veio da lancha”. Agora me diga: você já viu um rico preocupado com “papel de água e da luz”? Claro que não! Eles nem sabem o que é isso. Têm funcionários para cuidar dessas “miudezas”.

A Saúde: O Refúgio dos Ricos

E a saúde? Ah, essa é a prova viva e saudável de que o pobre não tem vez. Para os ricos, os hospitais são verdadeiros hotéis de luxo, equipados com tecnologias de ponta. Tudo funciona: não falta gaze, nem remédios, máquinas de raio-X funcionam e os médicos não faltam, sendo atenciosos e com uma paciência sem limites. Já para nós, pobres mortais, o cenário é bem diferente. Filas intermináveis, corredores como calçadas do inferno, médicos que chegam quando querem e, no fim, mais preocupação com o preenchimento do prontuário do que com o nosso estado. Afinal, quem somos nós comparados com aquelas lindas folhas de papel?

Esperança para o Futuro?

E assim seguimos, esperando que, quem sabe, algum dia, uma pequena porção da abundância divina respingue na nossa porta. Ou, pelo menos, na nossa rua. Afinal, como dizem, os últimos serão os primeiros – foi o que falaram para o Ibis. Mas não se aflija, meu amigo, a esperança é a última que morre. E da próxima vez que for nascer, por favor, vê se entra na mesma fila do Neymar.

O post Tudo que Deus Fez Para o Rico é Bom apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.