Israel diz que irá anexar partes da Faixa de Gaza – 02/04/2025 – Mundo


Israel anunciou uma grande expansão das operações militares na Faixa de Gaza nesta quarta-feira (2), dizendo que grandes áreas do território seriam apreendidas e adicionadas às suas zonas de segurança, acompanhadas por retiradas em larga escala da população.

Em comunicado, o ministro da Defesa, Israel Katz, disse que as retiradas ocorreriam em áreas onde havia combates, enquanto exige que o Hamas devolva os reféns israelenses como a única solução para encerrar a guerra.

Katz disse que a operação limparia militantes e infraestrutura “e apreenderia grandes áreas que seriam adicionadas às zonas de segurança do Estado de Israel”.

Basem Naim, um alto funcionário do Hamas, disse à Reuters que reféns israelenses só seriam libertados por meio de negociações, não por pressão militar.

O Exército israelense já havia emitido avisos de retiradas aos gazenses que vivem ao redor da cidade do sul de Rafah e em direção à cidade de Khan Yunis, pedindo-lhes para se mudarem para a área de Al-Mawasi na costa, anteriormente designada como zona humanitária.

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, disse que 41 pessoas foram mortas em ataques israelenses nesta quarta-feira, com 19 pessoas, incluindo crianças, mortas em um ataque a uma clínica da ONU usada para abrigar pessoas deslocadas.

A rádio palestina relatou que a área ao redor de Rafah estava quase completamente vazia após as ordens de evacuação.

No local de um ataque em Khan Yunis, Rida al-Jabbour segurava um sapato pequeno e apontava para uma parede manchada de sangue enquanto relatava como um vizinho havia sido morto junto com seu bebê de três meses.

“Desde o momento em que o ataque ocorreu, não conseguimos sentar, dormir ou fazer qualquer coisa”, disse ela, descrevendo como os socorristas não conseguiam separar os restos das vítimas.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.