Casos de câncer em adultos jovens aumentam globalmente, aponta estudo

A incidência de câncer em adultos com menos de 50 anos tem aumentado significativamente em todo o mundo, segundo um estudo publicado recentemente no BMJ Oncology. Entre 1990 e 2019, houve um crescimento de 79% nos diagnósticos de câncer de início precoce, enquanto as mortes relacionadas à doença nessa faixa etária subiram 28%. A pesquisa analisou 29 tipos de câncer em 204 países, destacando uma tendência preocupante para a saúde pública.

Nos Estados Unidos, um relatório da The Lancet Public Health revelou que as taxas de 17 tipos de câncer vêm aumentando de forma constante entre diferentes gerações, afetando especialmente a Geração X e os millennials, nascidos entre 1965 e 1996. O levantamento sugere que fatores ambientais, alimentares e de estilo de vida podem estar contribuindo para o crescimento dos casos.

Entre as mulheres, o câncer de mama também apresentou aumento expressivo. Um relatório da American Cancer Society aponta que a taxa de incidência da doença entre mulheres brancas com menos de 50 anos cresceu 1,4% ao ano entre 2012 e 2021. Já entre as mulheres com 50 anos ou mais, o crescimento foi de 0,7% ao ano no mesmo período. Outros tipos de câncer, como os de nasofaringe, estômago e colorretal, também tiveram aumento considerável entre adultos jovens, de acordo com o estudo do BMJ Oncology.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.