Iniciativas pet-friendly ajudam na saúde física e mental dos tutores

Os animais melhoram não só o humor, como também são responsáveis por elevar a saúde física e mental dos seus donos. Tanto é que as iniciativas pet-friendly estão alinhadas com as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). Uma pesquisa recente da Cobasi com 500 participantes apontou que 38% dos respondentes afirmam interagir com seu pet por pelo menos uma hora diariamente e, entre as atividades mais comuns, estão inclusos passeios (62%) e brincadeiras (66%). E a resposta unânime: 99% dos tutores acreditam que seus pets contribuem significativamente para o bem-estar psicológico: reduzindo o estresse diário (95%), melhorando a disposição (93%) e contribuindo para uma rotina mais saudável (72%). Além disso, 70% dos respondentes afirmaram que seus pets melhoram o relacionamento com familiares e parceiros, enquanto 72% disseram que facilitam o convívio social.

Deixo à disposição a creche Patinhas Urbanas (Imirim, Zona Norte de SP) para imagens/ fotos de cães no daycare e para entrevistas o especialista em comportamento canino da Zago Adestramento e sócio-fundador do Patinhas Urbanas, Richardson Zago, para falar de diversos temas:

1. Os benefícios da atividade física com pets: Como a interação diária com animais de estimação estimula a prática de exercícios e melhora a saúde cardiovascular.

2. Pets como terapeutas: A influência dos animais de estimação na redução da ansiedade e depressão, explorando a terapia assistida por animais.

3. A importância da rotina com pets: Como cuidar de um animal de estimação pode ajudar a estabelecer uma rotina saudável e produtiva para os tutores.

4. Socialização e pets: O papel dos animais de estimação na facilitação de interações sociais e no fortalecimento de laços familiares e amizades.

5. Pets e crianças: Os benefícios de crescer com um animal de estimação, incluindo o desenvolvimento emocional e social das crianças.

6. Adaptação de ambientes pet-friendly: Dicas sobre como tornar a casa e o ambiente de trabalho mais acolhedores para animais de estimação e seus tutores.

7. Impacto da presença animal na vida de idosos: Como a companhia de um pet pode melhorar a qualidade de vida e a saúde mental de pessoas idosas.

8. Dicas para uma convivência harmoniosa: Estratégias para garantir que a interação entre pets e humanos seja positiva e enriquecedora.

Autora:

Thais Martins

O post Iniciativas pet-friendly ajudam na saúde física e mental dos tutores apareceu primeiro em Jornal Tribuna.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.