Pelo menos 12 pessoas morreram nesta sexta-feira (4) em um bombardeio russo com mísseis que atingiu Krivii Rih, cidade natal do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, de acordo com autoridades locais. Segundo o governador regional de Dnipropetrovsk, Sergii Lisak, duas das vítimas eram crianças.
Um vídeo não verificado publicado nas redes sociais, feito a uma certa distância, mostra uma coluna de fumaça subindo até o céu.
Krivii Rih, na região central de Dnipropetrovsk, está a 60 km da linha de frente do conflito, mas costuma ser atacada com drones e mísseis russos.
Na quarta-feira (2), um ataque balístico russo matou pelo menos quatro pessoas e feriu 17. Segundo o jornal The Moscow Times, a ofensiva ocorreu após bombardeio de drones na véspera nas regiões de Zaporíjia e Kharkiv, que juntos mataram uma pessoa e feriram pelo menos outras sete, de acordo com autoridades.
Os bombardeios ocorrem enquanto o governo do presidente americano, Donald Trump, pressiona por um fim rápido da guerra que já dura mais de três anos, mantendo diálogos tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia.
Na segunda (31), Zelenski pediu que a Rússia seja punida por mais de 183 mil supostos crimes de guerra documentados por seu país desde a invasão em 2022. Segundo o ucraniano, a justiça é necessária para evitar que “o mal se prolifere”.
Ele fez seus comentários em uma cúpula de autoridades europeias em Bucha, a noroeste da capital ucraniana, Kiev, onde as tropas russas foram acusadas de atrocidades, incluindo execuções, estupros e tortura durante a ocupação.