Protocolo do CBMSC para atendimento de pessoas com autismo completa um ano com mais de 400 ocorrências registradas

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) celebrou um ano de implantação do Protocolo Operacional Padrão para Atendimento Pré-Hospitalar (APH) voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pioneiro no país, o protocolo já possibilitou 459 atendimentos especializados, incluindo 433 atendimentos pré-hospitalares, 16 ocorrências de busca e resgate, além de ações preventivas e apoios. Entre os casos mais frequentes estão convulsões, quedas, desmaios e emergências psiquiátricas.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Unesc, capacita os socorristas para um atendimento humanizado e sensível às características comportamentais de pessoas com TEA.

Dentre as ações previstas, destaca-se a abordagem silenciosa da viatura — com sirenes e luzes desligadas antes da chegada ao local — visando reduzir estímulos que possam gerar crises.

“O protocolo trouxe um atendimento mais sensível, mais adequado a esses pacientes e, com isso, além de melhorar a qualidade do nosso serviço, trouxe também mais segurança para os nossos bombeiros”, destacou o tenente-coronel Henrique Piovezan da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC.

O sucesso da iniciativa coloca Santa Catarina como referência nacional, incentivando a expansão do modelo para outros estados e promovendo acessibilidade e inclusão nas situações de urgência e emergência.

Créditos: Divulgação CBMSC
Texto: Karla Lobato – Centro de Comunicação Social | CBMSC

The post Protocolo do CBMSC para atendimento de pessoas com autismo completa um ano com mais de 400 ocorrências registradas appeared first on Portal Amorim.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.