ONU pede apoio para Mianmar com número de mortos em terremoto atingindo 3.354


“A destruição é impressionante. Vidas perdidas. Casas destruídas. Meios de vida destruídos. Mas a resiliência é incrível”, disse ele na rede social X. “O mundo deve apoiar o povo de Mianmar.”

Os vizinhos de Mianmar, como China, Índia e nações do sudeste asiático, estão entre os que enviaram suprimentos de socorro e equipes de resgate na última semana para ajudar no esforço de recuperação das áreas atingidas pelo terremoto, que abrigam cerca de 28 milhões de pessoas.

Os Estados Unidos, que até recentemente eram os maiores doadores humanitários do mundo, prometeram pelo menos US$9 milhões a Mianmar para apoiar as comunidades afetadas pelo terremoto, mas funcionários atuais e antigos dos EUA dizem que o desmantelamento de seu programa de ajuda externa afetou sua resposta.

Marcia Wong, ex-funcionária sênior da USAID, disse à Reuters que três trabalhadores da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional que haviam viajado para Mianmar após o terremoto foram informados de que estavam sendo demitidos.

“Essa equipe está trabalhando incrivelmente duro, concentrada em levar ajuda humanitária aos necessitados. Receber a notícia de sua demissão iminente – como isso pode não ser desmoralizante?”, disse Wong.

O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse na sexta-feira que uma junta militar estava restringindo o fornecimento de ajuda às áreas atingidas pelo terremoto, onde as comunidades não apoiam o governo. O escritório da ONU também disse que está investigando 53 ataques relatados pela junta contra opositores, incluindo ataques aéreos, dos quais 16 ocorreram depois que o cessar-fogo foi declarado na quarta-feira.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.