Jornais de Mato Grosso narraram circunstancialmente o levante militar que ocorreu em 27 de março, em Corumbá (cidade hoje do Mato Grosso do Sul), e que foi derrotado por soldados fiéis ao governo federal.
Na madrugada daquele dia, grande parte do 17º Batalhão dos Caçadores, composto por 120 homens, tinha se rebelado sob a chefia dos sargentos Carlos de Aquino e Armando Granja.
Oficiais que pernoitavam fora do batalhão organizaram a resistência e percorreram as ruas com fuzis. No quartel dos caçadores, militares que haviam fingido concordar com o motim também passaram a agir.
Assim, o movimento rebelde foi debelado.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS