Memória do golpe é fundamental, diz leitor – 05/04/2025 – Painel do Leitor


Não se pode esquecer jamais os absurdos que as pessoas sofreram, as mortes, as surras, o exílio… Tudo muito triste. Temos que lembrar das vítimas e lutar para que essa ditadura nunca mais volte a nos ameaçar. É a história do nosso país, patrimônio público, devemos fazer jus a memória daqueles que se foram devido a ditadura militar.

Viviane Conceição de Mascena (São Paulo, SP)

A anistia danificou a memória do golpe e a democracia: torturadores e assassinos da ditadura não poderiam ter se livrado. Agora querem repetir o erro diante da tentativa de golpe no 8/1.

Pedro Valentim (Bauru, SP)

Precisamos lembrar do golpe para que não se repita. Foi uma época muito ruim, em que pessoas inocentes morreram e até hoje há corpos que ninguém encontrou.

Bianca Medeiros (Niterói, RJ)


Já tivemos império, golpe da república, golpe dado por Getúlio Vargas, golpe de 1964, e o país não muda. Continuamos mal: educados, corruptos, violentos. Lembrar é importante para quem sofreu; para mim, nem vi.

Paulo Cury (Rio de Janeiro, RJ)

A memória do golpe de 1964 é fundamental pois permite refletir sobre a importância da democracia e os riscos do autoritarismo. A ditadura foi marcada por censura, perseguição política, tortura e restrição de liberdades civis. Lembrar desse período ajuda a evitar que erros se repitam e reforça a necessidade de preservar instituições democráticas.

Dilson Freitas Nascimento Júnior (Ribeira Do Pombal, BA)

É importante alertar especialmente os jovens, nas redes sociais. Sem consciência crítica tornam-se presas da desinformação.

Eduardo da Silva (São Paulo, SP)

Por mais que o Brasil tenha superado o golpe militar nos anos 1980, ainda há grupos que não admitem plenamente o Estado Democrático de Direito e o respeito às instituições. Uma forma de qualificar a democracia é não esquecer e ser crítico do golpe, pois a memória é parte de um processo que inibe arroubos e encantos autoritários que afrontam a democracia.

Aloisio Francisco (Cuiabá, MT)

Como o golpe foi um ataque à democracia orquestrado de dentro do regime democrático, com participação até mesmo do Congresso, rememorá-lo nos ajuda a entender também o próprio regime democrático em seus pontos mais frágeis e contraditórios.

Andre Albino de Almeida (Americana, SP)

A importância é gritante para a valorização da democracia.

Guido Jose da Costa (Santa Rita do Passa Quatro, SP)



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.