Menos da metade das crianças estão alfabetizadas no 2º ano, mostra Inep

Menos da metade das crianças brasileiras que cursavam o 2º ano do ensino fundamental em 2023 estavam alfabetizadas. É o que mostra o Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com os dados, apenas 49,3% dos estudantes da rede pública atingiram o nível considerado adequado de alfabetização.

A avaliação faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e mostra uma leve recuperação em relação a 2021, quando a maioria dos estudantes foi considerada não alfabetizada. Ainda assim, o desempenho segue abaixo do verificado em 2019, antes da pandemia, quando 60,3% dos alunos demonstraram habilidades adequadas.

O presidente do Inep, Manuel Palacios, avaliou que há sinais de recuperação, mas com ressalvas. Segundo ele, o resultado de 2024 será decisivo para confirmar uma tendência de melhora. Os dados divulgados são preliminares e foram obtidos a partir de uma amostra de cerca de 18 mil alunos. O resultado completo do Saeb 2023 está previsto para maio.

O indicador divulgado nesta semana integra a nova política nacional de alfabetização na idade certa, implementada pelo Ministério da Educação. Os resultados também influenciam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), utilizado para orientar políticas públicas educacionais.

Segundo o Inep, ainda não há definição final sobre os padrões de desempenho das provas aplicadas em 2023. As margens de erro também variam entre os estados, com destaque para a Bahia, que registrou uma variação de 21,5 pontos. O órgão destaca que os dados não devem ser utilizados para comparações estaduais, mas para avaliações em nível nacional.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.