Na última semana, Jojo Todynho gerou polêmica nas redes sociais após publicar um vídeo em seu perfil no Instagram, onde acumula 30 milhões de seguidores. A cantora e influenciadora de 28 anos criticou pessoas que defendem o Sistema Único de Saúde (SUS), acusando-as de hipocrisia por, segundo ela, não utilizarem o serviço público.
As declarações rapidamente repercutiram e provocaram reações negativas de internautas, personalidades públicas e até de órgãos oficiais. Entre os famosos que se manifestaram contra Jojo, estão o ex-BBB e enfermeiro Cezar Black, além da apresentadora Cariúcha, que usou suas redes sociais para rebater com firmeza a fala da artista.
A repercussão chegou até o Ministério da Saúde, que decidiu se posicionar. Em resposta às críticas de Jojo, o órgão publicou uma cartilha informativa nas redes sociais, reforçando a relevância do SUS para milhões de brasileiros. Com uma pitada de ironia, o ministério fez uso do famoso bordão da cantora e até brincou com o seu nome artístico, criando trocadilhos para destacar a importância do sistema de saúde pública no país.
O governo ainda elogiou publicamente a postura de Cariúcha, que saiu em defesa do SUS, utilizando inclusive uma frase marcante da apresentadora em sua publicação.
Na mesma postagem, o Ministério rebateu diretamente a crítica feita por Jojo, apresentando dados. “Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”, publicou o setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública no Brasil. “‘Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS. Veja os exemplos”, postou o órgão do governo.