Mario Vargas Llosa; veja repercussão da morte do autor – 14/04/2025 – Ilustrada


O presidente francês Emmanuel Macron e outras figuras políticas se manifestaram sobre a morte de Mario Vargas Llosa. O Nobel de Literatura peruano morreu neste domingo (13), aos 89 anos.

A repercussão do acontecimento na esfera política lembra como a literatura de Vargas Llosa se entrelaçou com questões políticas e sociais. Defensor convicto do liberalismo, ele disputou uma eleição presidencial em seu país natal, em 1990, pela coalizão liberal de direita Frente Demócrata.

Veja a repercussão.



Seu gênio intelectual e sua vastíssima obra permanecerão como um legado imperecível para as futuras gerações. Expressamos nossas mais sinceras condolências à sua família, amigos, leitores e ao mundo das letras. Descanse em paz, ilustre peruano de todos os tempos.



Mario Vargas Llosa foi um escritor gigante, que descreveu a América Latina por uma escrita de dores reais em uma ficção delicada e provocadora. Além disso, foi um intelectual de primeira linha e, independentemente de se concordar ou não com seu ideal liberal, um democrata em todos os momentos, que merece todo o nosso respeito.



Vargas Llosa foi uma figura central na literatura e na cultura latino-americanas. […] Nos anos 1960, a literatura latino-americana viveu um período de desenvolvimento acelerado conhecido como El Boom, e Vargas Llosa esteve no centro dessa explosão criativa. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 2010 “por sua cartografia das estruturas de poder e suas imagens contundentes da resistência, revolta e derrota do indivíduo.”



Mario Vargas Llosa era da França, pela Academia, por seu amor à nossa literatura e ao nosso universalismo. Com sua obra, ele contrapôs a liberdade ao fanatismo, a ironia aos dogmas, um ideal feroz diante das tempestades do século.



Com profunda tristeza, recebo a notícia do falecimento do grande mestre latino-americano e universal, Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura. Fomos companheiros na defesa da liberdade e da democracia. Que descanse em paz. Minhas condolências à sua família.



Lamento profundamente o falecimento de Mario Vargas Llosa, um grande defensor da liberdade. Ele deixa uma marca inesquecível na história do nosso tempo.



A literatura em espanhol se despede de Mario Vargas Llosa, mestre universal da palavra. Minha gratidão como leitor por uma obra imensa, por tantos livros fundamentais para entender o nosso tempo. Em nome do Governo da Espanha, envio minhas sinceras condolências à família, aos amigos e à grande comunidade de leitores e leitoras em todo o mundo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.