EUA: Aluno palestino é detido em entrevista de cidadania – 15/04/2025 – Mundo

[ad_1]

As autoridades de imigração dos Estados Unidos prenderam nesta segunda-feira (14) outro estudante da Universidade Columbia que participou dos protestos pró-Palestina no ano passado. A detenção foi feita quando ele compareceu a uma entrevista para obtenção de cidadania americana.

Mohsen Mahdawi é cofundador de um grupo de estudantes palestinos em Columbia junto com Mahmoud Khalil, que se tornou a face do movimento na universidade e que o governo do presidente Donald Trump também tenta deportar desde a sua detenção, em março.

Os advogados de Mahdawi exigem sua libertação e a suspensão de sua eventual remoção do país. A defesa afirma que a repressão crescente do governo Trump contra estudantes estrangeiros que participam de protestos viola a Constituição.

O juiz federal William Sessions emitiu uma ordem de restrição temporária que proíbe as autoridades de deportar Mahdawi ou levá-lo para fora do estado de Vermont, onde foi detido, até que a corte tome nova decisão sobre o caso, segundo consta em documento judicial.

Mahdawi é um palestino nascido na Cisjordânia ocupada que reside legalmente nos EUA desde 2015. No próximo mês, ele se formaria e tinha a previsão de iniciar um mestrado em Columbia no próximo semestre, segundo a denúncia.

“Mohsen Mahdawi entrou em um escritório de imigração para o que se supunha ser o último passo em seu processo de obtenção da nacionalidade. Em vez disso, foi detido e algemado por indivíduos vestidos como civis, armados e com os rostos cobertos”, afirmou o senador Bernie Sanders em comunicado assinado por ele e outros parlamentares de Vermont.

Em um vídeo curto e feito a distância, aparentemente realizado por amigos de Mahdawi, agentes com os rostos cobertos colocam um indivíduo dentro de um veículo de cor preta. O homem detido, aparentando ser Mahdawi, acena e é colocado dentro do carro rapidamente.

A detenção de estudantes vinculados ao ativismo pró-Palestina nas universidades americanas provocou indignação de opositores de Trump e de defensores da liberdade de expressão.

Entre os detidos também se encontra a estudante turca da Universidade Tufts, Rumeysa Ozturk, e Yunseo Chung, originária da Coreia do Sul com residência permanente nos EUA e estudante em Columbia.

Por ora, as deportações de estudantes detidos foram bloqueadas pela Justiça.

Segundo um comunicado do Movimento Juvenil Palestino publicado no Instagram, a prisão de Mahdawi é “uma continuidade da campanha da gestão Trump que começou com a detenção de Mahmoud Khalil no mês passado, e uma escalada nas táticas do ICE [Serviço de Imigração e Controle de Alfândega] e do DHS [Departamento de Segurança Interna] para sequestrar e deter estudantes e outros não-cidadãos que se destacaram em sua oposição ao genocídio de Israel em Gaza”.

[ad_2]

Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.