Recurso de segurança matador chegando para Macusuários

Maçã

Todos estão comentando sobre os possíveis problemas de segurança relacionados ao recente avanço de IA da Apple, porém a empresa também revelou um novo recurso de segurança no macOS Sequoia que parece bastante útil. Trata-se do “Rotate Wi-Fi Address”, que aumenta a privacidade dos usuários ao modificar aleatoriamente os endereços MAC de dispositivos Apple quando conectados a uma rede.

Além de estar disponível no Sequoia, esse recurso também chegará ao iOS 18 e ao iPadOS 18.

A Apple afirma que essa nova funcionalidade oferecerá aos usuários uma maior proteção contra rastreamento, já que o rastreamento pode ocorrer quando o endereço do dispositivo permanece sempre o mesmo para outros dispositivos próximos e usuários na mesma rede. A empresa também destaca que isso tornará mais difícil para entidades criarem um perfil detalhado com base no uso de Wi-Fi do usuário. Esse novo recurso substituirá as opções existentes de “Wi-Fi privado”, que também atribuíam um endereço MAC distinto, porém sem alterná-lo. Como mencionado anteriormente, o lançamento está previsto para o outono, mas manteremos você informado caso a data seja alterada.

O recurso de Girar endereço Wi-Fi difere da opção de Limitar rastreamento de endereço IP (que pode ser ativada para Safari e Mail). Enquanto o “Rotate Wi-Fi Address” altera os endereços MAC, o Limite de Rastreamento de Endereço IP mascara os endereços IP. O recurso de endereço Wi-Fi privado da Apple não deve ser confundido com o propósito de uma VPN, pois, embora a funcionalidade da Apple esconda o endereço MAC do dispositivo, a VPN mascara o endereço IP e criptografa o tráfego da Internet.

O tempo dirá se o novo recurso de privacidade trará algum problema ao tentar se conectar ou permanecer conectado a uma rede. Qualquer recurso que ajude a manter seu endereço MAC seguro é sempre bem-vindo, especialmente com roteadores mais antigos e configurações de rede específicas. No entanto, quanto mais medidas de segurança você puder adotar, melhor.

Recomendações dos Editores






Adicionar aos favoritos o Link permanente.