Bazar do Tempo investe em grandes reportagens de mulheres – 17/04/2025 – Walter Porto


A editora Bazar do Tempo, que já tem a publicação de livros de escritoras em seu DNA, passa a investir com mais atenção agora em grandes reportagens escritas por mulheres.

Em junho, dois lançamentos servem para apresentar a nova proposta. “Como Nasce um Miliciano”, da jornalista Cecília Olliveira, parte da história do ex-policial conhecido como Cabo Benê para radiografar como o milicianismo contamina há décadas as estruturas da segurança pública do Rio de Janeiro.

É o primeiro livro da experiente repórter mineira, radicada no Rio de Janeiro, que cofundou o site Intercept Brasil e hoje dirige o Instituto Fogo Cruzado e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

O outro livro, da jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho, se chama “Gaza Está em Toda Parte” e nasceu de uma viagem que a autora fez à região no dia seguinte aos ataques de 7 de outubro de 2023, produzindo uma série de reportagens na Cisjordânia, Israel e Jerusalém Oriental.

Na coletânea, há ainda fotos, artigos e reportagens que a autora, conhecida também por ensaios e romances, fez em outros momentos históricos da região conflagrada. Coelho vem ao Brasil em junho para uma turnê de lançamento que inclui uma passagem pela Feira do Livro no Pacaembu, em São Paulo.

Como frisa a dona da editora, Ana Cecilia Impellizieri Martins, os livros se destacam por cobrir assuntos jornalísticos que “têm majoritariamente homens à frente”, ou seja, violência, guerra e segurança pública.

FALANDO EM FESTIVAL O circuito de festivais literários mineiros comandados pelo curador Afonso Borges já desenhou seu calendário no segundo semestre. O Fliparacatu abre os trabalhos de 27 a 31 de agosto, com homenagem ao português Valter Hugo Mãe; o Fliaraxá será de 1º a 5 de outubro, celebrando a ruandesa Scholastique Mukasonga; e o Flitabira, na terra de Drummond, acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, com a entrega já tradicional do prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.