Goiás é destaque nacional em gestão fiscal e se prepara para nova fase com o Propag

Após cinco anos de rigorosas medidas de ajuste, Goiás é o único estado brasileiro que conseguiu melhorar sua gestão fiscal dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), enquanto outras unidades federativas aprofundaram seus endividamentos. Com a expectativa de transição para o Programa de Pleno Ajuste Fiscal (Propag) em maio, o estado se prepara para uma nova fase de investimentos estratégicos.

Desde 2019, enfrentando uma grave crise financeira, o governo de Goiás implementou medidas emergenciais, como a revisão de contratos e a redução de 25% das despesas estaduais. Essas ações, aliadas à reorganização estrutural e à suspensão temporária do pagamento de dívidas com a União, proporcionaram alívio financeiro e permitiram o reequilíbrio das contas públicas.

O Programa de Pleno Ajuste Fiscal (Propag) oferece uma abordagem mais estratégica de gestão fiscal, com menos restrições e maior autonomia para investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. A mudança representa um novo capítulo na administração financeira de Goiás, consolidando os avanços alcançados e abrindo caminho para o desenvolvimento sustentável do estado.

Leia mais: Mudança de RRF para Propag ainda está em fase de amadurecimento

Adicionar aos favoritos o Link permanente.