Atividade assistida por cães é realizada no canil do 9º BPM em Criciúma
A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), em parceria com o Canil K9 do 9º Batalhão da Polícia Militar, deu início ao projeto Cinoterapia – Uma atividade assistida por cães/Mascote Amigo. A iniciativa é voltada a crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc.
A primeira sessão da terapia aconteceu nesta quinta-feira (17), no canil da PM, e contou com a presença da presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, e do diretor executivo da entidade, Juceli Alano. “Essa técnica terapêutica tem ajudado muito no desenvolvimento das nossas crianças, quebrando barreiras e contribuindo para a saúde social, com avanços na motricidade e no desenvolvimento de habilidades”, destacou Gisele.
Cinco crianças dos grupos 4, 5 e 6 participaram da atividade inaugural. A proposta é que as sessões ocorram semanalmente, sempre às quintas-feiras, promovendo melhorias emocionais, sociais e motoras por meio da interação com os cães.
A coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Taís Freitas, ressaltou o impacto positivo da terapia. “Ela melhora a comunicação e estimula a socialização das nossas crianças. A parceria com a Polícia Militar tem garantido um ambiente seguro, acolhedor e de muita qualidade”, afirmou.
A Cinoterapia – ou Terapia Assistida por Cães – é uma técnica reconhecida por seus benefícios no tratamento de diversas condições, especialmente no TEA. A iniciativa reforça o compromisso da Afasc e da Polícia Militar com o desenvolvimento e a inclusão das crianças com necessidades especiais em Criciúma.
The post Projeto de Cinoterapia beneficia crianças com TEA atendidas pela Afasc appeared first on Portal Amorim.