Reuters
Um avião transportando quase 300 passageiros sofreu um incêndio no motor após recuar do portão do Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida, na segunda-feira (21), forçando os passageiros a evacuarem usando escorregadores, informou a Administração Federal de Aviação.
O Airbus A330 (AIR.PA) estava programado para partir para Atlanta quando o motor pegou fogo por volta das 11h15 (horário de Brasília). A FAA informou que investigará o caso.
O incêndio no motor é o mais recente de uma série de incidentes de aviação de alto perfil que levantaram questões sobre a segurança da aviação dos Estados Unidos, incluindo a colisão aérea de um avião da American Airlines (AAL.O) em 29 de janeiro, jato regional e um helicóptero do Exército perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, que matou 67 pessoas.
A Delta informou que o voo 1213 transportava 282 passageiros e 12 tripulantes, e que não houve relatos iniciais de feridos. As tripulações da Delta “seguiram os procedimentos para evacuar a cabine de passageiros quando foram observadas chamas no escapamento de um dos dois motores da aeronave”.
Um usuário de mídia social postou um vídeo dramático do que parecia ser um incêndio grave e chamas vindas do avião da Airbus e outro vídeo de passageiros saindo do avião por um escorregador.
O Aeroporto Internacional de Orlando informou em uma publicação nas redes sociais que o incêndio ocorreu na área da rampa e que a equipe de resgate de aeronaves e combate a incêndio do aeroporto respondeu prontamente. A Airbus não comentou imediatamente.
A Delta disse que as equipes de manutenção examinarão a aeronave e que a companhia aérea trará aeronaves adicionais para ajudar os clientes a chegarem aos seus destinos finais na segunda-feira.
Em março, um motor de um jato da American Airlines pegou fogo após o desvio da aeronave para Denver, forçando a evacuação de passageiros para a asa da aeronave. O motor pegou fogo durante o taxiamento até o portão de embarque.