Altair Silva debate na Cidasc a certificação de maçã catarinense para exportação

O deputado Altair Silva (PP), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, esteve na Cidasc na última quarta-feira (7), para debater a emissão do certificado fitossanitário pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), documento necessário para a exportação de maçã e de outros produtos agropecuários.  

A demanda foi apresentada pelos produtores da fruta, que demonstraram insatisfação com o prazo de liberação da maçã nas aduanas, que chega a 12 dias de espera. Em reunião do colegiado no dia 9 de julho na Alesc, eles salientaram a existência de uma Unidade Técnica Rural do Mapa no Rio Grande do Sul, o que possibilita uma emissão mais rápida da certificação e agiliza a liberação do fruto para a venda internacional. 

De acordo com a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, a companhia tem capilaridade e pessoal para fazer essa fiscalização, mas o ministério precisa delegar essa função ao órgão catarinense. Ela também salientou que a Cidasc já atua na área na fiscalização de alguns subprodutos, como couro e pepsina suína. 

De acordo com o deputado Altair Silva, o próximo passo é realizar um encontro com os produtores de maçã para promover uma aproximação entre eles e o Ministério da Agricultura para que os fruticultores apresentem essa demanda. O parlamentar acredita que dessa forma “poderemos sensibilizar o Mapa para essa importante questão, porque Santa Catarina está perdendo empregos, tributos e competitividade, já que os produtores estão preferindo fazer todo o processo de exportação pelo Rio Grande do Sul, que é mais ágil”. 

Fonte: Assessoria 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.