[ad_1]

INSS
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou que a proposta de ressarcimento dos aposentados e pensionistas, vítimas da fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será apresentada no início da semana que vem ao Palácio do Planalto. A declaração foi feita após mais um encontro do Grupo Especial de combate às Fraudes no INSS.
A Previdência estima que mais de 4 milhões de beneficiários podem ter sido vítimas da fraude, que supera os R$ 6 bilhões. Uma investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de descontos indevidos de benefícios pagos pelo INSS.
Ainda conforme o órgão, o plano está em fase final de elaboração. Assim que a proposta for concluída, vai ser encaminhada para avaliação da Casa Civil da Presidência da República. Depois, vai ser apresentada ao Conselho Nacional de Justiça, ao Ministério Público Federal e à Defensoria Pública da União.
Dias após a revelação do escândalo, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, pediu demissão. Para o lugar dele, o presidente Lula nomeou o secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz. E esta fase final do plano já conta com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, que assumiu o instituto depois que o presidente Lula demitiu Alessandro Stefanutto.
Waller Júnior anunciou que vai abrir procedimentos de responsabilização contra as 11 entidades suspeitas de desviar o dinheiro dos aposentados.
[ad_2]
Source link