Após três semanas de internação, Bolsonaro anuncia alta hospitalar neste domingo

Internado desde o dia 12 de abril, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que terá alta médica na manhã deste domingo (4), às 10h. A informação foi divulgada pelo próprio Bolsonaro em uma rede social. Ele está no hospital DF Star, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia intestinal.

O ex-presidente passou por um procedimento de aproximadamente 12 horas no dia 13 de abril, destinado à retirada de aderências formadas no intestino — uma consequência das múltiplas cirurgias a que foi submetido após o atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018. O diagnóstico, segundo a equipe médica, foi de uma suboclusão intestinal, ou seja, uma obstrução parcial do órgão.

Durante a recuperação, Bolsonaro permaneceu por duas semanas na unidade de terapia intensiva (UTI), onde foi submetido a fisioterapia motora e recebeu cuidados preventivos contra trombose venosa. Com o avanço do quadro clínico, voltou a se alimentar por via oral e progrediu nos exercícios de mobilidade.

A internação ocorreu após o ex-presidente sentir-se mal durante um evento do Partido Liberal no interior do Rio Grande do Norte. Ele chegou a ser atendido em unidades de saúde no estado, mas foi transferido para Brasília, onde a equipe médica decidiu pela cirurgia.

Desde o atentado de 2018, esta foi a sexta cirurgia abdominal de Bolsonaro relacionada às complicações provocadas pela facada. A previsão de alta marca a retomada gradual de suas atividades políticas e compromissos públicos, ainda que sob orientação médica de cautela no processo de recuperação.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.