Robocars de cruzeiro voltam com cuidado a Houston

Cruzeiro

O especialista em Robotaxi Cruise está reiniciando os testes de seus veículos autônomos nas ruas de Houston, conforme reportado pelo TechCrunch na terça-feira.

O principal patrocinador da Cruise, General Motors, anunciou no mesmo dia um investimento adicional de US$ 850 milhões no projeto de robotáxi.

Esses desenvolvimentos ocorrem em meio ao retorno cauteloso da Cruise aos testes de carros autônomos em vias públicas, após uma série de incidentes preocupantes no ano passado. O mais grave deles envolveu uma pedestre sendo atingida por um carro autônomo da Cruise em São Francisco, em outubro, após ser empurrada para o caminho do veículo após uma colisão com um carro guiado por humanos.

O acidente, do qual a mulher sobreviveu, levou a Califórnia a suspender a licença de operação da Cruise no estado, levando a empresa a interromper os testes em todo o país pouco depois.

Desde então, a Cruise reintroduziu frotas muito pequenas em Phoenix e Dallas. Como parte de sua abordagem extremamente cuidadosa, a frota de Houston terá apenas três veículos, que inicialmente não terão o sistema autônomo operacional, de acordo com o Axios. Isso sugere que a Cruise está focada em avaliar a reação dos motoristas humanos ao ver os carros autônomos nas ruas de Houston.

Quando estiverem prontos, a Cruise implementará a “direção autônoma supervisionada”, na qual o sistema autônomo estará operante, mas com um motorista humano pronto para intervir, se necessário.


A empresa começou a operar seus carros autônomos em Houston no outono passado, mas a decisão de interromper os testes em todo o país resultou na interrupção dos testes na cidade após apenas algumas semanas.

A Cruise foi fundada em 2013 e arrecadou mais de 15 bilhões de dólares em financiamento desde então, com mais da metade desse valor vindo da GM, que adquiriu a empresa em 2016.

Durante a crise no final do ano passado, houve discussões sobre o futuro da Cruise no setor de veículos autônomos. Com o apoio da GM, a empresa decidiu continuar, adotando uma abordagem mais cautelosa descrita por um porta-voz da Cruise como “lenta e constante”.

Recomendações dos Editores






Adicionar aos favoritos o Link permanente.