Lula nomeia Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social, para comandar Ministério das Mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (5/5) a nomeação de Márcia Lopes para o Ministério das Mulheres, substituindo Cida Gonçalves, que deixou o cargo após desgastes políticos e críticas internas. Márcia já havia atuado no governo Lula em 2010, como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e agora retorna ao primeiro escalão. Ela já foi empossada.

Assistente social e filiada ao PT, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência nos governos Lula e Dilma Rousseff. Com mestrado em Serviço Social, ela tem trajetória ligada às políticas públicas, tendo ocupado cargos como secretária Nacional de Assistência Social e integrado a equipe de transição de Lula em 2022.

Leia mais: Em segundo mandato, Edmario comemora entregas em Ceres

Além da experiência no Executivo federal, Márcia já foi candidata à Prefeitura de Londrina (PR) em 2012, ficando em terceiro lugar. Aposentada como professora da Universidade Estadual de Londrina, ela também foi membro-fundadora do Instituto Lula.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.