Sicoob e Sebrae se unem para impulsionar a economia local em todo o Brasil

O Sicoob, instituição financeira com mais de 8 milhões de cooperados, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria inédita para valorizar produtos locais e regionais, destacando o trabalho dos empreendedores em todo o Brasil. A ideia é promover as Indicações Geográficas (IG), um mecanismo que reconhece e protege produtos cuja origem geográfica lhes confere características e qualidades únicas. O objetivo é unir esforços para auxiliar, com apoio financeiro e capacitação, os produtores à frente desses negócios, que movimentam a economia local e ajudam a preservar tradições culturais. As IGs de café e vinho serão as primeiras a se beneficiarem por meio da parceria.  

De acordo com Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, a iniciativa está alinhada com o objetivo de promover a prosperidade local, estimulando o crescimento de empregos e a geração de renda em pequenas propriedades. Além disso, visa contribuir para a redução do fluxo migratório para grandes centros urbanos, fortalecendo as economias regionais. A parceria foi firmada quinta-feira (8), durante o 15º Congresso Nacional do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte.    

“O Sicoob, por meio das suas cooperativas, fornecerá apoio financeiro para que as associações, que representam os interesses dos produtores, possam se desenvolver continuamente. Estamos realizando um mapeamento detalhado para identificar as nossas cooperativas presentes nas mesmas áreas compreendidas pelas IGs, e que possam apoiar as associações em suas necessidades específicas, garantindo prosperidade na região”, diz Oliveira.  

Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, destaca que a parceria com o Sebrae, para impulsionar as Indicações Geográficas, representa um marco importante. “Essa iniciativa visa não só a estimular o crescimento econômico do lugar, mas também promover a valorização dos produtos regionais, fortalecer a identidade local e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Essa sinergia entre o conhecimento do Sebrae e a força do cooperativismo financeiro, aliados à atuação das entidades associativas que congregam os produtores, representa mais um passo significativo para a transformação positiva dos territórios”, aponta o diretor.  

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae, disse que a parceria ampliará as ações conjuntas com o Sicoob para o desenvolvimento regional. “O Sicoob é o maior operador do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa, o Fampe, no cooperativismo de crédito, com R$ 1,9 bilhão de garantias em R$ 2,5 bilhões de operações de crédito”, enfatiza. Ele ressalta ainda a capilaridade do Sebrae como um ativo que vai ajudar na execução da nova parceria. “Hoje o Sistema Sebrae atua com mais de 2.500 municípios só no programa Cidade Empreendedora”, ressalta.  

Para Hulda Giesbrecht, coordenadora de Negócios Portadores de Futuro do Sebrae, a aliança entre o Sebrae e o Sicoob, com o objetivo de fomentar as Indicações Geográficas, tem o potencial de transformar os territórios, por meio da ampliação da inserção de produtores na IG e da geração de renda. “O Sicoob e o Sebrae terão uma atuação integrada para viabilizar o aporte de recursos, capacitação técnica e gestão para que as IGs possam cumprir o seu papel, dinamizar a economia local e gerar prosperidade”, explica a coordenadora do Sebrae.  

Na fase inicial da parceria, empreendedores dos setores de café e vinho serão os primeiros beneficiados. Mais de 470 municípios brasileiros e mais de 95 mil produtores terão a oportunidade de ser impactados positivamente pela iniciativa. Atualmente, há 116 Indicações Geográficas brasileiras reconhecidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  

Selo de qualidade 
O registro de uma Indicação Geográfica (IG) é um certificado que garante a origem geográfica de um produto ou serviço, atestando suas características únicas e especiais, diretamente ligadas ao local de sua produção. Ao vincular um produto a um determinado território, a IG confere a ele uma reputação e um valor agregado, diferenciando-o dos demais no mercado e protegendo sua identidade.   

Sobre o Sicoob  
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.  

É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.  

Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em 400 dos 2.406 municípios atendidos, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.     

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.