Empresas do futuro: o papel de líderes e gestores na era da IA

Por Everaldo Artur Grahl, diretor-presidente da Fritz Müller – Hub de Conhecimento.

A tecnologia tem sido, sem dúvidas, o motor da evolução no mundo. E é interessante chegar a essa conclusão quando se analisa essa transformação com fatos que fazem parte da nossa trajetória. Há 28 anos, nascia em Blumenau uma instituição com caráter de fundação, focada em dar suporte a empresários que, já àquela época, se preocupavam com um futuro próximo e em como poderiam se preparar para os desafios que se desenhavam adiante.

A que hoje chamamos de Fritz Müller – Hub de Conhecimento é prova ativa de um processo de transformação e evolução assertiva, que tem um propósito alinhado com o movimento do mercado e a adaptabilidade como uma de suas principais características.

E foi com base em toda essa reflexão sobre a trajetória da Fritz Müller até aqui que lançamos o que gosto de chamar de ‘provocação’: queremos cada vez mais que gestores, líderes, colaboradores, e por extensão, qualquer pessoa que esteja inserida no meio corporativo, reflitam o que querem para as empresas do futuro.

Sem dúvidas, essas corporações serão moldadas por inovações que hoje estão apenas começando a se firmar. Inteligência Artificial, automação, Internet das Coisas (IoT), blockchain e realidade aumentada são apenas algumas das tecnologias que terão um impacto profundo no cotidiano das corporações. A virada de chave deverá estar, inevitavelmente, na forma como essas ferramentas serão implementadas e como poderão trazer melhores resultados ao negócio.

Para que as empresas possam aproveitar ao máximo essas inovações tecnológicas, líderes e gestores precisam adotar uma mentalidade voltada para o futuro. Ações tomadas hoje vão se refletir ali na frente: fomento à cultura de inovação, abertura a mudanças e revisão constante de processos, estruturas e modelos, alianças estratégicas com instituições ou empresas e investimento em capacitação e educação são alguns movimentos que precisam estar no radar desde agora.

Perceba como a tecnologia relaciona sua efetividade ao comportamento daqueles que fazem uma empresa funcionar: as pessoas! E foi analisando o capital humano de centenas de corporações que levantamos a bandeira do quão necessário é refletirmos sobre o amanhã do mercado corporativo, a partir de pilares como sustentabilidade, colaboração, flexibilidade, diversidade e inclusão, preocupação com a experiência do cliente, transparência, agilidade, automatização, empoderamento dos colaboradores e saúde e bem-estar do colaborador.

As empresas de sucesso do futuro serão aquelas que souberem alavancar a tecnologia de forma estratégica. Para isso, é essencial que líderes e gestores atuem hoje na preparação de suas organizações para essa nova era. Pela história da Fritz Müller, o segredo está na combinação de inovação, educação e adaptação.

O post Empresas do futuro: o papel de líderes e gestores na era da IA apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.