Escola SESI Moinho Joinville: um novo berço de startups no Norte de SC

Instituição de ensino tem como foco a promoção de “indtechs”, empresas inovadoras para responder às demandas da forte indústria local. / Foto: Divulgação 


[JOINVILLE, 14.11.2024]
Redação SC Inova, com informações da Assessoria de Imprensa

Entre as paredes de uma escola de Joinville, projetos inovadores de empreendedorismo estão nascendo como forma de aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula. Na Escola SESI de Referência (Escola SESI Moinho) de Joinville, que há dois anos oferece programa de iniciação científica aos alunos de Ensino Médio, os estudantes têm se destacado na produção de conhecimento científico e tecnológico, e agora iniciam um movimento em direção ao empreendedorismo com a possibilidade de criação de startups.

“Um dos objetivos da Escola SESI é também promover a criação de startups industriais, as chamadas Indtechs. Joinville ainda é carente de startups que trabalham com tecnologias digitais focadas em soluções para a indústria”, afirma o gerente executivo do SESI SENAI Norte, Marco Goetten. 

A conquista mais recente ocorreu no último domingo (10), quando alunos de 2º e 3º ano do Ensino Médio foram contemplados com o segundo lugar na categoria empreendedorismo da 13ª edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), realizada pela Join.Valle em parceria com o Sebrae/SC. Eles estavam entre os 11 times que chegaram à rodada final de apresentações – o evento reuniu, no total, mais de 70 participantes, de 20 equipes.  

O projeto “Chain Tracer” tem como objetivo aprimorar a logística no transporte de materiais sensíveis, como medicamentos, utilizando a tecnologia blockchain. Com a solução estudada pela equipe, o sistema de rastreamento permite monitorar os materiais para obter controle de temperatura, entre outras possibilidades, utilizando uma prova de conceito de baixo custo e código livre. Por terem o projeto aprovado sem ressalvas, os estudantes receberão três meses de mentoria, com uso de co-working e pré-incubação no Ágora Tech Park. 

No início deste ano, dois integrantes da equipe, João Rodrigo Heinzelmann Luckow e Lucas Candinho, já haviam conquistado o Prêmio Edusp por outro projeto apresentado na 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a maior do Brasil. Foi por meio da bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq, concedida por meio da FEBRACE/USP pela premiação que o atual projeto de pesquisa passou a ser desenvolvido com o apoio do programa de Iniciação Científica do SESI/SC. 

“Nossos alunos estão muito avançados na pesquisa científica, e agora estamos trabalhando o desenvolvimento de habilidades para o empreendedorismo. Por isso a participação na JEDI foi tão importante: eles foram colocados diante do ‘mundo real’, precisavam defender seus projetos, e isso trouxe muito amadurecimento para eles”, explica o professor Rodrigo Otávio, que orienta a pesquisa dos estudantes.  

Durante os 15 dias do JEDI, alunos colocaram em prática o conhecimento científico adquirido em sala de aula.
Durante os 15 dias do JEDI, alunos colocaram em prática o conhecimento científico adquirido em sala de aula. / Foto: Divulgação

INICIAÇÃO CIENTÍFICA: PARTE DO CURRÍCULO COMUM NO ENSINO MÉDIO 

No total, 12 alunos de quatro equipes da Escola SESI de Referência de Joinville participaram da JEDI, em atividades que duraram 15 dias com encontros online e presenciais no Ágora Tech Park e Link Lab Acate. Neste período, os participantes assistiram a palestras, receberam mentorias e trabalharam em seus projetos enquanto passavam por pitchs e rodadas de avaliações.

Entre os projetos desenvolvidos pelas outras equipes da Escola SESI estavam soluções sustentáveis, como o desenvolvimento de painéis de madeira a partir da fibra da bananeira e a criação de tijolos que utilizam polímero politereftalato de etileno (plástico de garrafa PET) como matéria-prima; e soluções inovadoras, como a programação de um drone que não emite ruído para uso agrícola. Os projetos não foram apresentados no pitch final porque a programação da JEDI coincidiu com o último dia da prova do ENEM. 

A ciência é um dos pilares da abordagem educacional das Escolas SESI, que utilizam a metodologia STEAM (sigla em inglês que significa ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). A disciplina de Iniciação Científica faz parte do currículo comum a todos os alunos do Ensino Médio a partir do 2º ano.

Os estudantes também têm a oportunidade de buscar uma vaga nos grupos do programa de iniciação científica, que se reúnem no contraturno escolar. Os estudantes aprovados no processo seletivo recebem bolsas mensais do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que patrocina a participação das equipes em eventos e feiras científicas e tecnológicas.

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