Consumidores de Goiânia devem movimentar R$ 250 milhões na Black Friday

A Black Friday deste ano deve mobilizar cerca de 64% dos consumidores da capital goiana, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia. A previsão é de que aproximadamente 557 mil pessoas participem da data promocional, marcada para 29 de novembro, última sexta-feira do mês.

Entre os itens mais buscados, o levantamento indica que roupas e acessórios representam 38% das intenções de compra. Logo após, os consumidores preferem eletrodomésticos, com 30%, e eletrônicos, com 20%. Em média, cada comprador deve adquirir três produtos, com o ticket médio por item estimado em R$ 293,75. O comércio local espera, assim, movimentar mais de R$ 250 milhões.

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A pesquisa mostra que 95% dos consumidores farão levantamento de preços antes das compras. Dentre os entrevistados, 32% afirmam que pretendem gastar mais em relação ao ano anterior, enquanto 41% declararam que devem reduzir o valor investido na data. A expectativa, segundo Geovar Pereira, presidente da CDL Goiânia, é que o comércio ofereça condições que atraem os consumidores, por meio de descontos reais e atrativos.

As compras presenciais tendem a ser a preferência, com 51% dos consumidores planejando ir a lojas físicas. Destes, 52% preferem shoppings e 41% devem buscar lojas de rua. O levantamento também aponta que 33% dos entrevistados farão compras online, com 44% dos adeptos da modalidade preferindo realizar as aquisições nos sites oficiais das lojas.

A pesquisa indica que 48% dos consumidores optam por pagamento à vista, seja via Pix ou débito. Já 29% preferem o cartão de crédito para pagamento à vista. O parcelamento via cartão de crédito é mencionado por 100% daqueles que escolherão o pagamento a prazo.

Em relação ao período das compras, 59% dos consumidores afirmam que pretendem concentrar as compras na véspera e no próprio dia da Black Friday. Outros 14% planejam realizar suas aquisições entre os dias 20 e 27 de novembro. O comportamento de espera demonstra que o consumidor valoriza o dia exato da promoção, o que leva o comércio a planejar ofertas direcionadas para o período de maior expectativa de compra.

Para Geovar Pereira, a Black Friday já é uma data consolidada no calendário de consumo no Brasil.

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