5 celulares alternativos ao Samsung Galaxy Z Fold 5 que valem a compra

Tushar Mehta / Tendências Digitais

Embora os smartphones dobráveis ainda sejam uma categoria de nicho no mercado de smartphones, eles atraem usuários que desejam um dispositivo mais versátil. Ter um telefone que pode se transformar em um mini tablet abre um mundo de possibilidades para produtividade e criatividade.

Se você está considerando adquirir um telefone dobrável, o Samsung Galaxy Z Fold 5 pode ser uma escolha popular. No entanto, existem outras alternativas ao Galaxy Z Fold 5 que valem a pena explorar antes de tomar uma decisão final.

OnePlus Open

Vista articulada do telefone dobrável OnePlus Open.
Nadeem Sarwar / Tendências Digitais

O concorrente mais forte do Galaxy Z Fold 5 é o OnePlus Open. Embora seja o primeiro telefone dobrável da OnePlus, a empresa conseguiu produzir um dispositivo excepcional desde o início, mesmo competindo com a experiência de cinco anos da Samsung nesse mercado.

A tela externa do Z Fold 5 pode não agradar a todos devido ao seu formato alto e estreito, tornando o uso um pouco estranho, especialmente com um teclado apertado. O OnePlus Open, por sua vez, apresenta uma tela de 6,3 polegadas mais alinhada com os padrões convencionais de smartphones, oferecendo uma experiência de uso mais familiar. Além disso, é o telefone dobrável mais leve do mercado, proporcionando maior conforto ao segurá-lo.

A dobradiça flexível do OnePlus permite que o dispositivo seja aberto sem a necessidade de aplicar pressão adicional. A tela interna também possui uma camada antirreflexo para reduzir o brilho, tornando-a ideal para uso externo sob luz solar intensa, graças à sua taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de 2.800 nits em ambas as telas.

OnePlus Open com suporte Dolby Vision na série Midnight Gospel Netflix.
Tushar Mehta / Tendências Digitais

Um dos pontos fortes dos dispositivos dobráveis é a produtividade e multitarefa, e o OnePlus Open se destaca nesse quesito. Equipado com Snapdragon 8 Gen 2, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, rodando o OxygenOS 13, o OnePlus Open oferece o Open Canvas, que permite executar vários aplicativos em um espaço superior ao tamanho físico da tela, redimensionar janelas livremente, ter uma barra de tarefas semelhante à de um computador e salvar pares de aplicativos para o modo de tela dividida.


Quanto às câmeras, o OnePlus Open conta com um sistema de câmera traseira tripla, composto por uma lente principal de 48 MP, uma câmera ultrawide de 48 MP e uma câmera telefoto de 64 MP com zoom óptico de 3x. As câmeras selfie na tela externa e interna são de 32 MP e 20 MP, respectivamente. Além disso, o ajuste de cores Hasselblad garante fotos com cores vibrantes e equilíbrio de brancos preciso.

O OnePlus Open possui uma bateria maior (4.805mAh) em comparação com o Galaxy Z Fold 5, proporcionando uma autonomia de pelo menos um dia inteiro com uma única carga e carregamento rápido de 67 W. O OnePlus Open se destaca como uma excelente opção de telefone dobrável, com um preço inicial mais acessível do que o da concorrência.

Google Pixel Dobra

Uma pessoa segurando o Google Pixel Fold com a tela aberta.
Andy Boxall/Tendências Digitais

Outra opção no mercado de smartphones dobráveis é o Google Pixel Fold, a primeira incursão do Google nesse segmento. O Google Pixel Fold oferece um design premium e características distintas.

O dispositivo possui uma tela externa de 5,8 polegadas que lembra a de um smartphone convencional, enquanto a tela interna, ao ser aberta, oferece uma experiência mais imersiva. O Pixel Fold é mais curto e largo em comparação com outros dispositivos dobráveis, o que o torna mais parecido com um livro de bolso premium quando aberto. Apesar de ser confortável para uso com uma mão, ele é um pouco mais pesado do que a concorrência.

A tela interna do Pixel Fold é altamente reflexiva, o que pode dificultar a visualização em ambientes externos sob muita luz. A abertura completa também requer um pouco mais de pressão, mas a dobradiça mais firme o torna adequado para uso no modo clamshell.

O Pixel Fold é equipado com o chipset Tensor G2 do Google, 12 GB de RAM e opções de armazenamento de 256 GB ou 512 GB. Executando o Android padrão, o Pixel Fold oferece uma experiência de usuário similar à original do Android. O dispositivo suporta multitarefa de forma semelhante ao iPadOS da Apple, com tela dividida e janelas flutuantes.

O sistema de câmera do Pixel Fold é bastante competente, com uma configuração de lente tripla na traseira, composta por uma câmera principal de 48 MP, uma lente telefoto de 10,8 MP e uma lente ultrawide de 10,8 MP. As câmeras selfie possuem 9,5 MP na tela externa e 8 MP na tela interna. Embora não atinja o mesmo nível que o OnePlus Open, o Pixel Fold oferece imagens de alta qualidade.

Samsung Galaxy S24 Ultra

Parte traseira do Samsung Galaxy S24 Ultra em Titanium Orange.
Andy Boxall/Tendências Digitais

O Galaxy Z Fold 5 pode ser o telefone mais caro da Samsung, mas isso não significa que seja o melhor. Para usuários que buscam o que a Samsung tem de melhor, o Galaxy S24 Ultra é uma opção que merece ser considerada.

O Galaxy S24 Ultra possui uma tela grande de 6,8 polegadas e oferece recursos poderosos. A tela AMOLED impressiona com uma taxa de atualização de 120 Hz e brilho máximo de até 2.500 nits. Equipado com o chipset Snapdragon 8 Gen 3, o dispositivo conta com 12 GB de RAM e opções de armazenamento de até 1 TB.

Mas o destaque do Galaxy S24 Ultra está em seu sistema de câmera quádrupla, composto por uma câmera principal de 200 MP, uma câmera ultrawide de 12 MP, uma câmera telefoto de 10 MP com zoom óptico de 3x e uma segunda câmera telefoto de 50 MP com zoom óptico de 5x. Sem dúvida, é uma configuração de câmera superior em comparação com o Z Fold 5.

O Galaxy S24 Ultra vem com uma S Pen, que é vendida separadamente para o Galaxy Z Fold 5. A S Pen permite fazer anotações, navegar no dispositivo, desenhar e até mesmo utilizá-la como controle remoto, sendo especialmente útil para tirar fotos. A bateria de 5.000mAh do Galaxy S24 Ultra oferece uma excelente autonomia, e o carregamento rápido de 45 W supera facilmente o do Z Fold 5, que oferece apenas 25 W de carregamento.

Samsung Galaxy Z Flip 5

Uma pessoa dobrando o Samsung Galaxy Z Flip 5.
Andy Boxall/Tendências Digitais

Se o preço do Galaxy Z Fold 5 está fora do seu alcance, mas você ainda deseja um smartphone dobrável da Samsung, uma opção mais acessível é o Galaxy Z Flip 5. Com um design em formato de concha, o Z Flip 5 oferece a experiência de um dispositivo dobrável a um custo mais acessível.

O Galaxy Z Flip 5 possui uma tela externa de 3,4 polegadas que facilita a verificação de notificações e a execução de aplicativos simples. Além disso, é ideal para tirar selfies. No entanto, a tela externa possui uma taxa de atualização de 60 Hz.

Ao abrir o Z Flip 5, você terá acesso a uma tela AMOLED de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. Embora a tela interna ofereça uma ótima experiência de visualização, o vinco na tela ainda é perceptível, pois a Samsung não fez grandes avanços na redução de sua visibilidade. No entanto, com o tempo, os usuários costumam se acostumar com essa característica dos smartphones dobráveis.

O dispositivo é alimentado pelo Snapdragon 8 Gen 2 para Galaxy, oferecendo 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Mesmo com uma capacidade um pouco menor que o Z Fold 5, o Z Flip 5 é mais compacto e portátil, atendendo às necessidades de quem busca praticidade.

Samsung Galaxy Z Flip 5 parcialmente aberto enquanto está em uma superfície plana com widget de papel de parede de tela de capa informativa de cachorro laranja.
Tushar Mehta / Tendências Digitais

No quesito câmeras, o Galaxy Z Flip 5 oferece um sistema de câmera dupla com uma câmera principal de 12 MP, uma câmera ultrawide de 12 MP e uma câmera frontal de 10 MP na tela interna. Embora não seja tão avançado quanto o Z Fold 5, o sistema de câmera do Z Flip 5 atende às necessidades da maioria dos usuários. Além disso, o uso da tela externa como visor para fotos com as câmeras traseiras é uma conveniência adicional oferecida pelos smartphones dobráveis.

A bateria de 3.700mAh do Z Flip 5 oferece autonomia para um dia inteiro de uso, com suporte para carregamento rápido de 25 W, além de carregamento sem fio e reverso. Se o preço do Galaxy Z Fold 5 está além do seu orçamento, o Z Flip 5 oferece uma alternativa mais acessível no segmento de smartphones dobráveis da Samsung.

Samsung Galaxy Z Fold 6

Renderizações do Samsung Galaxy Z Fold 6, mostrando a frente e a traseira do telefone.
OnLeaks/SmartPrix

Se nenhuma das alternativas anteriores o convenceu a não adquirir um Z Fold 5, e você está determinado a ter um Galaxy Z Fold 5, considere aguardar um pouco. Por quê? Porque o Galaxy Z Fold 6 está a caminho.

Rumores indicam que a Samsung planeja realizar um evento Galaxy Unpacked em 10 de julho em Paris, França. Podemos esperar o lançamento da próxima geração de dispositivos dobráveis da Samsung, incluindo o Galaxy Z Fold 6 e o Galaxy Z Flip 6, juntamente com a série Galaxy Watch 7 e possivelmente o novo Galaxy Ring.

O Galaxy Z Fold 6 pode apresentar um design semelhante ao do Galaxy S24 Ultra deste ano, com bordas mais nítidas e uma

Adicionar aos favoritos o Link permanente.