TSE libera o uso de IAs nas eleições e proíbe ‘deepfakes’

A inteligência artificial (IA) é utilizada no mundo todo, e durante as eleições elas fazem participação também, como na tentativa de manipular a opinião com vídeos de candidatos em situações polêmicas. No entanto, ainda há chance de fazer bom uso da ferramenta, por exemplo, na identificação de “deepfakes”, uma técnica que permite trocar rostos em fotos e vídeos. 

Algumas regras foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o uso da IA, com possibilidade de cassação de registro e mandatos. Situações como criações de vídeos com fake news, que manipulam os eleitores, não serão permitidas, e o avisos de utilização da inteligência na propaganda eleitoral se tornou obrigatória.

O profissional de marketing digital, Djan Hennemann, explica que será uma situação nova. “Por ser a primeira eleição em que o uso vai estar disponível a todos, acredito que o pleito de 2024 será um teste e um evento que vai gerar discussão e jurisprudência para a justiça eleitoral”, argumenta o marketer. Ele ainda conclui, dizendo que a inteligência artificial é permitida e será usada, mas qualquer material que tenha o intuito de enganar, é proibido.

O que são Deepfakes?

Explicando de maneira clara, as chamadas deepfakes são vídeos e fotos alteradas, que podem ser manipuladas de qualquer forma. Um exemplo seria quando uma filmagem do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, circulou nas redes, onde ele anunciou rendição às tropas da Rússia. O vídeo falso foi postado por hackers no site de uma emissora de notícias local, porém, foi retirado do ar no mesmo dia. Além deste, há vários outros exemplos desses tipos de vídeos aqui. 

“As deepfakes são terminantemente proibidas pelo atual regramento eleitoral. Essa é uma questão que preocupa mais no sentido de como será fiscalizado”, esclarece Djann.

Em nota, o TSE afirma que o monitoramento será uma prioridade, que os servidores do órgão acompanham a utilização da tecnologia e o modo como é empregada ao redor do mundo.

O post TSE libera o uso de IAs nas eleições e proíbe ‘deepfakes’ apareceu primeiro em OHoje.com.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.