Saiba por que você não deve dirigir com tanque na reserva

Com as festas de fim de ano e as férias escolares, muitas famílias aproveitam os feriados e recessos para pegar a estrada e descansar. No entanto, é importante estar atento aos riscos de rodar frequentemente com o tanque de combustível na reserva. Além da possibilidade de pane seca, esse hábito pode causar danos significativos ao veículo.De acordo com o último episódio do programa Carona de 2024, a sujeira acumulada no reservatório pode chegar ao motor e entupir o filtro de combustível. Outro problema menos conhecido é que o tanque quase vazio sobrecarrega a bomba de combustível, o que pode levar ao superaquecimento e à necessidade de reparo. O custo dessa manutenção pode ultrapassar R$ 2 mil, alerta um especialista.Leia mais:Veja os cuidados para dirigir com segurança nas estradasEntenda o ORVR, novo item obrigatório nos carros em 2025No mesmo episódio, o apresentador Jorge Moraes visita o recém-inaugurado Carde, um museu dedicado à história do automóvel localizado em Campos do Jordão (SP). O nome é um acrônimo para Carro, Arte, Design e Educação. Com um investimento de R$ 100 milhões (excluindo o acervo), o espaço foi financiado pela Fundação Lia Maria Aguiar e exibe uma impressionante coleção de veículos raros e obras de arte de artistas renomados.Entre as joias automotivas do Carde, Moraes destaca o único exemplar no Brasil do McLaren Senna GTR, superesportivo inspirado no tricampeão de Fórmula 1, equipado com um motor 4.0 V8 de mais de 800 cv e capaz de atingir 340 km/h.Quer ler mais notícias de Tecnologia? Acesse o nosso canal no WhatsApp!O apresentador também conversa com Luiz Goshima, idealizador e curador do museu, que explica o conceito do espaço e revela detalhes de modelos históricos, como o Lincoln K, que já transportou figuras ilustres como a rainha Elizabeth II, o ex-presidente Getúlio Vargas e o papa João Paulo II.Outro destaque do acervo é o Romi-Isetta, pioneiro da indústria automotiva brasileira, produzido em São Paulo e conhecido pelo seu design compacto com apenas uma porta. Além disso, o museu abriga raridades como a única Ferrari F50 no Brasil, exibida ao lado de outros modelos da marca e de sua rival Lamborghini, para o deleite dos apaixonados por carros.O episódio termina com Jorge Moraes respondendo perguntas da audiência sobre o mercado automotivo no quadro Fala Carona.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.