Lula reúne comandantes das Forças Armadas para ato de 8 de janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os três comandantes das Forças Armadas para participar da cerimônia que marca os dois anos dos ataques ao Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) em 8 de janeiro de 2023. A solenidade será realizada no Palácio do Planalto e contará com a presença dos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco, e do STF, Luís Roberto Barroso.

A participação dos comandantes do Exército, general Tomás Paiva, da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e da Marinha, almirante Marcos Olsen, carrega forte simbolismo em meio às tensões recentes entre o Planalto e as Forças Armadas.

Leia mais: Caiado vê com “normalidade” possível candidatura de Gusttavo Lima em 2026

Essas tensões foram agravadas pelo pacote de cortes de gastos que incluiu os militares e pelo avanço das investigações que resultaram no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe.

Nos bastidores, há críticas dentro das Forças Armadas à realização do evento, visto como um elemento de polarização política. Diferente do evento anterior, realizado no Congresso e batizado de “Democracia Inabalada”, a cerimônia deste ano acontece no Planalto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.