Goiás aposta na modernização de pontes para fortalecer a infraestrutura rodoviária em 2025

As pontes desempenham um papel vital na infraestrutura rodoviária de Goiás, conectando comunidades, facilitando o escoamento da produção agrícola e garantindo a mobilidade dos cidadãos. No entanto, a manutenção e a qualidade dessas estruturas exigem atenção constante, investimentos significativos e o cumprimento de rigorosas normas técnicas. 

Uma vez que, incidentes recentes em outras regiões do Brasil, como o colapso da ponte entre Tocantins e Maranhão, aumentaram a preocupação com a segurança dessas edificações em Goiás.

Goinfra

Goiás possui uma vasta malha rodoviária, com milhares de quilômetros de estradas que abrigam inúmeras pontes de diferentes tipos e tamanhos. Historicamente, muitas dessas pontes foram construídas em madeira, especialmente em áreas rurais. No entanto, com o passar dos anos, a necessidade de estruturas mais duráveis e seguras tornou-se evidente. 

Em entrevista exclusiva ao Jornal O Hoje, a Goinfra informou que irá lançar um novo programa de implantação e de restauração de Obras de Artes Especiais (OAEs – pontes, viadutos e bueiros celulares), visando a substituição das estruturas que ainda são de madeira, a implantação de novas OAEs e a manutenção/recuperação de OAEs mais antigas. “O programa está sendo estruturado para execução das obras no biênio 2025/2026.”, aponta a concessionária.

A manutenção das pontes é um desafio constante, agravado por fatores como o aumento do tráfego de veículos pesados, condições climáticas adversas e o desgaste natural das estruturas. 

 

Em entrevista, a Goinfra afirmou que para realizar manutenções, a Agência considera critérios técnicos como condições estruturais, fluxo de veículos, impacto socioeconômico, conexão regional e viabilidade logística e financeira para o planejamento de manutenção, restauração e implantação de novas pontes.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, anunciou que 2025 será marcado por investimentos significativos em infraestrutura, incluindo a manutenção e construção de pontes. Estão previstos mais de R$ 500 milhões em investimentos, representando o maior volume de empenhos da série histórica da agência. Esses recursos serão destinados a diversos programas, como o Plano Rodoviário Estadual, Pacote de Manutenção e Programas de Revestimento e Perímetros Urbanos.

Segundo a Goinfra, a empresa tem adotado tecnologias modernas para aprimorar a manutenção das pontes, incluindo sistemas de monitoramento que permitem a detecção precoce de problemas estruturais. 

“Toda a área técnica da Goinfra está em constante capacitação e aperfeiçoamento, em busca de implementar inovações tecnológicas, uso de materiais modernos, soluções sustentáveis, técnicas avançadas de construção e de monitoramento, além de ferramentas digitais para otimizar a eficiência e a durabilidade das obras.”, aponta.

Ecovias do Araguaia

Dentre as empresas que cuidam da gestão das rodovias em Goiás, a Ecovias do Araguaia desempenha um papel crucial, administrando um extenso trecho de 850,7 km de rodovias federais, abrangendo as BRs-153, 414 e 080, entre Anápolis (GO) e Aliança do Tocantins (TO). Esse sistema viário inclui 72 estruturas classificadas como Obras de Arte Especiais (OAEs), que englobam pontes, viadutos e passarelas, além de melhorias constantes para garantir a segurança e funcionalidade de toda a malha viária.

Em entrevista, a Ecovias do Araguaia garante investimentos em modernização e conservação das rodovias sob sua responsabilidade. Até 2024, mais de R$ 1,8 bilhão foram aplicados em melhorias, que incluíram desde o reforço e alargamento de pontes e viadutos até a implantação de novas estruturas. 

“A concessionária segue rigorosamente o Programa de Exploração da Rodovia (PER) por meio de contrato de concessão.”, afirma a empresa. “Sem exceção, todas de igual forma possuem o mesmo nível de monitoramento por parte da concessionária, que anualmente realiza, por meio de empresas especializadas, uma vistoria em todas as estruturas de forma minuciosa. Todas essas avaliações são realizadas conforme normativas técnicas.”, completa a Ecovias do Araguaia 

Ainda assim, segundo a empresa, até o momento, relatórios técnicos indicam que nenhuma das OAEs apresenta comprometimentos estruturais.

O contrato de concessão prevê, ao todo, a duplicação de 622 km de rodovias, com 57% desse trecho programado para conclusão até o 10º ano de concessão. Para 2025, estão previstos 60 km de duplicações, além da recuperação e alargamento de três OAEs e da construção de oito novas estruturas. Atualmente, os projetos encontram-se em fase final de aprovação junto aos órgãos reguladores e, após sua liberação, serão apresentados às comunidades locais dos municípios impactados.

A infraestrutura gerida pela Ecovias do Araguaia pertence à União e é regulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que desempenha papel fundamental na fiscalização dos ativos rodoviários concedidos. Essa parceria visa garantir que todos os parâmetros contratuais sejam cumpridos, assegurando que os investimentos e melhorias estejam alinhados com as necessidades do estado e os padrões nacionais de infraestrutura.

As rodovias administradas pela Ecovias do Araguaia são vitais para a economia de Goiás, um estado que se destaca como um dos maiores produtores agropecuários do país. Essas estradas facilitam o escoamento de grãos, carnes e outros produtos agrícolas para mercados internos e externos, além de integrarem centros urbanos e rurais.

As melhorias realizadas nas OAEs não apenas aumentam a segurança das rodovias, mas também estimulam o crescimento econômico, reduzindo os custos logísticos e fomentando o desenvolvimento regional.

Triunfo Concebra

A Triunfo Concebra administra 1.176,50 km das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262, entre o Distrito Federal e os estados de Goiás e Minas Gerais. No trecho goiano, há 73 OAEs sob sua responsabilidade. Em nota, a Triunfo garante fiscalização e manutenção das pontes localizadas em Goiás.

 

“A Triunfo Concebra informa que as pontes, no trecho concernente à sua administração, estão sob a responsabilidade da Concessionária. Já os viadutos, são somente aqueles cuja estrutura corresponde ao segmento que dá continuidade na rodovia concedida.”, afirma a Concessionária.

 

“No trecho da Concessionária em Goiás há 73 OAEs (Obra de Arte Especial), e nenhuma delas oferece risco de colapso. Periodicamente é realizado levantamento técnico nestas estruturas com a contratação de empresa especializada e critérios de avaliação conforme as normativas do DNIT, para verificação das condições dessas estruturas e posterior programação de intervenções, quando necessário.”, completa. 

Impacto das chuvas e o monitoramento das pontes em Goiás

O período chuvoso representa um desafio significativo para a infraestrutura rodoviária, especialmente no que tange às pontes. As chuvas intensas podem comprometer a integridade dessas estruturas, afetando diretamente a segurança e a eficiência do transporte. 

As precipitações elevadas podem levar ao aumento do nível dos rios e córregos, resultando em inundações que submergem partes das pontes. Essa submersão prolongada pode causar a deterioração dos materiais de construção, como concreto e aço, devido à agressividade da água e do meio ambiente em geral. Além disso, a força da correnteza pode erodir as bases das estruturas, comprometendo sua estabilidade. 

A erosão dos solos nas proximidades das pontes é outro fator crítico. Chuvas intensas podem provocar deslizamentos e a remoção de sedimentos que sustentam as fundações das pontes, levando a deslocamentos ou até mesmo ao colapso parcial ou total da estrutura. A falta de drenagem adequada nas rodovias também contribui para o acúmulo de água, aumentando a pressão sobre as pontes e suas fundações. 

A utilização de materiais mais resistentes à umidade, o reforço das fundações e a implementação de sistemas de drenagem eficientes são algumas das estratégias recomendadas. 

A manutenção preventiva é essencial para mitigar os impactos do período chuvoso. Inspeções regulares permitem identificar sinais de desgaste ou danos nas estruturas, possibilitando intervenções antes que problemas maiores ocorram. Além disso, a capacitação de equipes técnicas para atuar em situações emergenciais durante as chuvas intensas é fundamental para garantir respostas ágeis e eficazes. 

Em Goiás 

Um dos grandes desafios na gestão de pontes e viadutos em Goiás está relacionado aos impactos das mudanças climáticas. Condições adversas, como deslizamentos, inundações, incêndios florestais e tempestades, representam riscos para a infraestrutura rodoviária.

“Com base nessas experiências com a manutenção em períodos chuvosos, a Goinfra está finalizando o inventário das pontes existentes no Estado, etapa fundamental para a implementação, em 2025, de um moderno sistema de gerenciamento de pontes. Esse sistema permitirá o monitoramento contínuo e o planejamento estratégico das ações de manutenção e recuperação, garantindo maior segurança aos usuários e eficiência na gestão dos recursos públicos.”, afirma a Goinfra.

Para mitigar esses efeitos, a Ecovias do Araguaia garante investir continuamente em estudos climáticos que identificam os principais riscos associados a eventos extremos. “Quanto aos desafios climáticos, a concessionária investe em estudos de impactos climáticos que buscam identificar os principais riscos atrelados a intempéries. Os estudos não se restringem somente às pontes, viadutos e passarelas, mas sim a todo o ativo da concessionária.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.