Trump é certificado presidente dos EUA no mesmo dia em que seus apoiadores invadiram o Capitólio

Na sessão de certificação dos votos do Colégio Eleitoral americano, realizada nesta segunda-feira (6/1), no Capitólio, em Washington (DC), Donald Trump foi oficializado como o novo presidente dos Estados Unidos, após a aprovação dos resultados da eleição de 2024.

A cerimônia ocorre exatamente quatro anos após a mesma sessão ser interrompida por uma invasão ao Capitólio. Na ocasião, apoiadores de Trump tentaram impedir a certificação da vitória de Joe Biden, o democrata eleito em 2020.

Relembre

Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump, em uma marcha até o Capitólio, furaram bloqueios policiais e invadiram o prédio, destruindo objetos históricos e causando tumulto.

Leia mais: Kamala Harris oficializa vitória de Trump como presidente dos EUA

Durante o ataque, os invasores ameaçaram a vida de congressistas, incluindo o então vice-presidente Mike Pence, e obrigaram a interrupção da sessão do Congresso que confirmaria a vitória de Biden. O episódio ficou marcado como uma das maiores ameaças à democracia dos EUA.

O ataque, que causou destruição no Congresso, teve início após um discurso inflamado de Trump, que acusou sem provas a ocorrência de fraude nas eleições de 2020, alegação que ele ainda sustenta.

Seus apoiadores, enfurecidos, atacaram a segurança do Capitólio e destruíram móveis e documentos importantes, incluindo os do gabinete da presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Naquele momento, a sessão de certificação foi suspensa por questões de segurança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.