Câmara de Ceres anula posse de vereador foragido por tráfico de drogas

A Câmara Municipal de Ceres decidiu suspender, de forma preventiva, a posse do vereador Osvaldo Cabal (PL), que está foragido da Justiça desde dezembro de 2024. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com base no mandado de prisão expedido contra o parlamentar no âmbito da Operação Ephedra, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A suspensão ocorre uma semana após o Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitar a investigação sobre a posse do vereador, que foi realizada de maneira reservada na Câmara, fora da cerimônia oficial no dia 1º de janeiro. Na ocasião, apenas o presidente da Casa, vereador Glicério Júnior (PL), e o assessor jurídico Daniel Prados estavam presentes.

Leia mais: MP busca anular posse de vereador foragido por tráfico de drogas, em Ceres

Segundo o promotor Pedro Furtado Schmitt Correa, a posse de Cabal deve ser anulada devido à ausência de sua assinatura no livro de posse e à falta de uma cerimônia pública, conforme exige a legislação.

Osvaldo, de 39 anos, foi eleito com 427 votos, mas é investigado desde novembro de 2024 sob suspeita de integrar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas sintéticas, como anfetaminas. O mandado de prisão foi expedido durante as apurações da Operação Ephedra.

O assessor jurídico da Câmara, Daniel Prados, explicou que a suspensão foi decretada preventivamente para garantir o direito ao contraditório por parte de Cabal ou de sua defesa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.