Criança de 2 anos atacada por cão é socorrida em UPA

Uma criança de dois anos foi atacada por um cachorro e recebeu socorro imediato na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Novo Mundo, em Goiânia, na última semana. A ampliação do atendimento pediátrico em toda a rede de urgência e emergência da cidade assegurou que a menina obtivesse o suporte necessário.

Segundo o médico José Macêdo Filho, responsável técnico pela UPA, a criança chegou à unidade com mais de dez marcas de mordidas, perfurações, massa encefálica exposta e afundamento do crânio. “Ela estava bastante ensanguentada, assustada e claramente com grande dor”, relatou o profissional.

A presença de um médico dedicado ao atendimento infantil foi crucial para estabilizar a condição da paciente e controlar os ferimentos. “Nós fizemos analgesia, estabilizamos o quadro, iniciamos a contenção dos ferimentos e acionamos o SAMU, que em menos de 10 minutos chegou e levou a criança até o Hugol”, contou o médico, ressaltando a importância da rapidez no atendimento, que pode ser determinante entre a vida e a morte, além da colaboração entre as unidades de saúde.

O pai da criança, que testemunhou o ataque, relatou que levou a filha à UPA assim que conseguiu conter o animal. “Quando ouvi o barulho, já vi o cachorro abocanhando e balançando minha filha. Assim que imobilizei ele, levei ela até a UPA, porque estava sangrando muito”, relatou. Ele expressou sua satisfação com a rapidez do atendimento recebido, afirmando que isso salvou a vida de sua filha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.