Taxa de inadimplência cai em SC e segue entre as menores do Brasil

A taxa de inadimplência caiu em Santa Catarina ao longo do ano passado, consolidando o bom momento da economia catarinense.

O percentual recuou para 2,25% em dezembro e colocou o estado com a segunda menor do país. A taxa catarinense só fica acima dos gaúchos, com 2,1% no mesmo período. Os dados são do Banco Central. 

A redução também foi identificada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC). Conforme dados da entidade, que analisa o percentual de contas em atraso entre as famílias, o estado registrou redução da taxa em 2024 e tem o sétimo menor percentual de inadimplentes do país. A pesquisa da federação também revelou que caiu também o endividamento entre as famílias.

As pesquisas têm metodologias diferentes, mas revelam um mesmo cenário: o catarinense está com maior capacidade de pagar suas contas. Isso se deve, sobretudo, ao aquecimento do mercado de trabalho. Estamos com a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, de apenas 2,8%, e o rendimento médio do trabalhador está crescendo. Além disso, o estado gerou mais de 100 mil vagas de emprego em 2024. Este quadro positivo na economia favorece à queda da inadimplência e do endividamento”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

O comércio tem mantido o otimismo com o início de 2025. A expectativa do setor, conforme dado, é crescer acima de 2% neste ano, mantendo o bom desempenho do último ano.

Segundo o presidente da entidade, Hélio Dagnoni, o aumento de 2,6% na intenção dos varejistas de investir no próprio negócio é um indicador positivo. A alta de 1,2% na confiança do empresário em relação ao comércio também contribui com o otimismo.

O post Taxa de inadimplência cai em SC e segue entre as menores do Brasil apareceu primeiro em Economia SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.