Milhares se reúnem na Sérvia em protesto contra governo – 15/02/2025 – Mundo


Dezenas de milhares de estudantes marcharam neste sábado (15) em direção a Kragujevac, cidade na região central da Sérvia, exigindo justiça após um acidente que matou 15 pessoas em novembro, em uma das maiores demonstrações de indignação que o presidente Aleksandar Vucic já enfrentou.

Manifestações como essas vêm se repetindo nos três meses desde o episódio, quando o teto de uma estação de trem recém-reformada em Novi Sad, segunda maior cidade do país, desabou.

Acompanhados por professores, agricultores e outros trabalhadores, os estudantes ganharam apoio do público em geral, já que muitos sérvios culparam a tragédia pela corrupção no governo. Treze pessoas foram acusadas em conexão com o incidente.

Neste sábado, estudantes de todo o território se dirigiram a Kragujevac, localizada a cerca de 140 km de distância da capital, Belgrado. Eles bloquearam uma das principais avenidas da cidade por 15 horas e 15 minutos, em uma homenagem simbólica aos 15 mortos no acidente. Também realizaram 15 minutos de silêncio.

Às 12h, todas as estradas que levavam a Kragujevac estavam engarrafadas. À medida que a multidão aumentava, moradores locais começaram a levar tortas caseiras e chá para os manifestantes.

Vucic, que está há dez anos no poder, negou as acusações de corrupção e afirmou que lançaria uma campanha sobre o tema. Neste sábado, ele se reuniu com apoiadores em um comício na cidade de Sremska Mitrovica, no noroeste.

Lá, acusou os manifestantes de serem financiados pelo Ocidente e disse que o objetivo deles não era derrubar seu governo, e sim a própria Sérvia.

O agora ex-primeiro-ministro Milos Vucevic e outros dois membros do gabinete de Vucic renunciaram devido aos atos. Mas eles não perderam a força, e acontecem quase diariamente, com estudantes ocupando prédios universitários e bloqueando o acesso a rodovias e praças.

“Queremos poder continuar nossos estudos, mas apenas quando nossas demandas forem atendidas”, disse o estudante de engenharia mecânica Djordje Vujovic, 22.

Ele e os outros manifestantes exigem que as autoridades publiquem documentos relacionados ao desabamento do teto da estação, justiça para os responsáveis, a retirada das acusações contra pares seus envolvidos nos atos e um aumento no orçamento para o ensino superior.

Os estudantes de matemática Ivan e Ivana, 23, foram alguns dos cerca de 400 manifestantes que caminharam por quatro dias para chegar a Kragujevac a partir da capital. “Queríamos mostrar às pessoas que vivem no país que as apoiamos”, disse Ivan. “Não pensamos apenas nas pessoas de Belgrado.”



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.