‘Kids pretos’ pressionaram comandantes a aderirem ao golpe, diz PGR


Atuação foi feita em conjunto com influenciadores para atacar os oficiais que eram contra o plano. “A denúncia reporta num dos seus capítulos que certo general de excepcional prestígio na Arma, que comandava batalhão de kids pretos, chegou a assumir, perante o Presidente da República, que, se este assinasse ato formal de rebeldia contra a ordem constitucional, ele o apoiaria, a significar que estaria disposto posicionar o Exército em modo apto para consumar o golpe.”

“Kids pretos” foram denunciados. Entre os “kids pretos” denunciados estão: Hélio Ferreira Lima, Mario Fernandes, Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra de Azevedo, que estão detidos desde novembro. O policial federal Wladimir Matos Soares também foi detido.

“Kids pretos” são militares da elite. Eles integram o Comando de Operações Especiais (Copesp), do Exército. Esses oficiais são treinados para ações de sabotagem e insurgência popular, conhecidas como “operações de guerra irregular”, segundo reportagem da revista Piauí.

Eles usam gorros pretos nas operações —daí o nome do grupo. Os kids pretos têm como lema “qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira”.

O próprio Bolsonaro alimentou o sonho de se tornar também um membro da força especial, em seus tempos de Exército. Pelo menos 26 “kids pretos” participaram do governo Bolsonaro — entre eles os ex-ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Eduardo Pazuello (Saúde), e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

O que diz a denúncia

É a primeira denúncia contra um ex-presidente da República por tentativa de atacar o Estado democrático de Direito. A acusação, inédita, teve como base o inquérito que investigou o ex-presidente e seus principais auxiliares, como os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, ambos generais da reserva do Exército. Bolsonaro é acusado de liderar a organização criminosa para tentar se manter no poder, mesmo após a derrota nas eleições de 2022.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.