Onda de calor sufocante dá trégua com previsão de chuvas na Região Sudeste


A terceira onda de calor deve perder força a partir deste sábado (22) em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O enfraquecimento do sistema de alta pressão e previsão de chuvas esporádicas na Região Sudeste. Com a facilitação na formação de nuvens e chuvas, o sistema de alta pressão, responsável pela onda de calor, começará a perder força. As informações são da Climatempo.

A região Sudeste do Brasil, que enfrenta uma intensa onda de calor, deve ter um alívio nos próximos dias. O sistema de alta pressão atmosférica, responsável pelas altas temperaturas, começará a enfraquecer no fim de semana. A previsão é de chuvas esporádicas e aumento da nebulosidade, mas as temperaturas ainda permanecerão elevadas.

A mudança climática, contudo, não significa chuvas generalizadas e diárias em toda a região. As pancadas de chuva serão irregulares, com maior probabilidade em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A distribuição da chuva não será uniforme, e algumas áreas podem não ser atingidas.

“É como se você destampasse uma panela que tá fervendo e aí o caldo pode extravasar. Então, nós vamos começar a ter algumas pancadas de chuva, talvez em Minas Gerais, no Rio, no Espírito Santo também, mas isso não significa que vai chover em todos os lugares e nem que vai chover todos os dias”, explica Josélia Pegorim.

No Rio de Janeiro e norte de Minas Gerais, as pancadas de chuva serão mais esporádicas. Já o Espírito Santo terá maior chance de precipitação devido à entrada de umidade vinda do mar. A expectativa é de diminuição das temperaturas, mas sem a chegada de “ar fresco”. Os termômetros não devem atingir os 40°C registrados recentemente.

Não há previsão de frente fria na costa do Sudeste nos próximos dias, o que significa que não haverá entrada de ar polar. A diminuição do calor ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e às pancadas de chuva.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.