No aniversário da guerra, Macron se reúne com Trump por paz na Ucrânia


Macron vem tentando coordenar uma resposta europeia e tentando incluir Ucrânia e Europa nas discussões entre Rússia e EUA. Antes de embarcar para Washington, ele disse que a Rússia é “uma potência excessivamente armada… e continua a se armar. Não sabemos onde isso vai parar hoje. Então, todos nós devemos agir para contê-la”.

Do outro lado, a Rússia alega que a União Europeia quer que o conflito “continue”, ao contrário dos EUA. O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia não vai parar de lutar na Ucrânia até obter o que deseja das negociações para acabar com o conflito. “Não cessaremos as hostilidades até que essas negociações levem a um resultado firme e duradouro que seja adequado à Federação Russa”.

Paz de longo prazo

Em entrevista divulgada nesta segunda-feira, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, afirmou que o país quer um acordo de paz de longo prazo. “Podemos reconhecer com bastante confiança o desejo do lado americano de avançar em direção a um cessar-fogo rápido. Mas um cessar-fogo sem um acordo de longo prazo é o caminho para uma rápida retomada dos combates e uma retomada do conflito com consequências ainda mais graves, incluindo consequências para as relações russo-americanas. Não queremos isso”, afirmou à agência de notícias RIA.

Ryabkov também disse que as conversas entre a Rússia e os EUA na semana passada não tiveram clareza sobre os planos de paz de Trump para a Ucrânia. “Precisamos encontrar uma solução de longo prazo, que, por sua vez, deve necessariamente incluir um elemento de superação das causas fundamentais do que vem acontecendo na Ucrânia e em seus arredores”, disse Ryabkov.

Moscou anunciou que uma nova reunião entre russos e norte-americanos deve acontecer no próximo final de semana. A mudança de postura de Washington após três anos de apoio militar ininterrupto surpreendeu muitos ucranianos, que temem que o país seja forçado a aceitar concessões territoriais em troca de um cessar-fogo.





Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.