Podcast: o avanço da extrema direita na Alemanha – Folha – 25/02/2025 – Podcasts


Integrantes da CDU (União Democrática-Cristã), partido vencedor da eleição na Alemanha, renovaram nesta segunda-feira (24) a promessa de não buscar uma coalizão com a sigla de extrema direita AfD (Alternativa para a Alemanha) para formar o governo. A líder da AfD, Alice Weidel, chamou o isolamento de antidemocrático.

Friedrich Merz, líder da CDU e virtual primeiro-ministro, deve procurar o SPD (Partido Social-Democrata) do atual premiê, Olaf Scholz. As duas legendas são hoje opositoras, mas já estiveram juntas várias vezes —a última na gestão de Angela Merkel.

O SPD teve uma derrota histórica, que o relegou ao posto de terceira força no Parlamento. Depois de domingo, a AfD se consolidou no posto de segunda força do país e, ainda que fique fora da gestão federal, de maior legenda de oposição. A sigla é investigada por extremismo e, se for classificada assim nacionalmente, pode acabar banida.

O Café da Manhã desta terça (25) discute o avanço da extrema direita na política da Alemanha. A jornalista alemã Azadê Peşmen, da Rabbit Hole Media e colaboradora do jornal Zeit, conta como o desempenho da AfD foi lido e analisa os desafios para o futuro governo e para a sociedade alemã em relação ao extremismo e à geopolítica.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Gustavo Simon, com produção de Lucas Monteiro e Raphael Concli. A edição de som é de Thomé Granemann.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.