Presidente da ABDI, Cappelli ataca governo do DF nas redes – 26/02/2025 – Painel


Ex-interventor no Distrito Federal após os ataques de 8 de Janeiro e atual presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli mudou o tom de suas postagens no Instagram e passou a priorizar, em 2025, vídeos com críticas à gestão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de sua vice, Celina Leão (PP).

Filiado ao PSB, ele é pré-candidato à sucessão de Ibaneis em 2026, quando deverá enfrentar Celina.

Ex-número 2 de Flávio Dino no Ministério da Justiça, Cappelli foi interventor no DF durante 24 dias, após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Com a ida de Dino ao STF (Supremo Tribunal Federal), foi convidado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para comandar a ABDI. A agência é formalmente autônoma, mas sofre influência política do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Ao longo de 2024, o Instagram de Cappelli foi usado para fazer postagens sobre segurança pública, 8 de Janeiro, governo Lula e ABDI. Foram poucas as publicações pessoais e raras as críticas a Ibaneis e Celina.

A partir de janeiro deste ano, no entanto, houve uma mudança tanto no tom quanto no estilo dos vídeos. Em 15 de janeiro, por exemplo, o presidente da ABDI lançou o “Me leva que eu vou”, iniciativa na qual se propõe a passar alguns dias na casa de moradores das regiões administrativas do DF.

Desde então e até a manhã desta terça-feira (25), foram 234 postagens no Instagram do presidente da ABDI. Dessas, 112 versaram sobre o DF. São vídeos que têm servido tanto para apontar problemas de infraestrutura, segurança e outras questões locais quanto para criticar a gestão do GDF.

Em algumas postagens, Cappelli já antecipa o roteiro de candidatos e aparece comendo “dogão” na rua, lavando o banheiro de uma casa na qual se hospedou e andando de ônibus da região administrativa até a sede da ABDI, no Plano Piloto.

Atualmente, os três “reels” fixados por Cappelli em sua página seguem esse roteiro: um cita denúncia de esquema de grilagem em Santa Maria, enquanto outros dois são dedicados a criticar a decisão de Ibaneis de dar gratuidade de ônibus e metrô no DF aos domingos e feriados —o presidente da ABDI cita subsídio pago pelo GDF às empresas de ônibus. Algumas postagens também trazem a hashtag #DFparaTodos.

Cappelli ainda intensificou a agenda de entrevistas. O programa Sou Brasília, da Rádio Atividade, recebeu o presidente da ABDI quatro vezes em janeiro e sete vezes em fevereiro, segundo a agenda disponível no site da agência –sempre no horário do almoço.

Também houve participações em programas e entrevistas a outros veículos de comunicação neste início de ano.

O Painel questionou Cappelli sobre a ênfase dada ao DF em sua rede social e perguntou também se isso não poderia criar atrito institucional com o GDF.

“Passei a debater mais em minha página pessoal as questões do DF, onde moro há mais de 20 anos, e publico também momentos de lazer com minha família e meus cachorros”, diz. “Sou um ator político filiado ao PSB com 35 anos de militância a favor do Brasil, e assim continuarei até o final dos meus dias.”

Cappelli afirmou ainda acreditar que “atrito institucional aconteceu no dia 8 de janeiro de 2023, quando o governador do DF foi afastado do seu cargo pelo STF ao ter permitir que as sedes dos Três Poderes da República fossem depredadas por golpistas.”

“Entendo que risco institucional foi quando o governador nomeou para a Secretaria de Segurança Pública do DF, responsável pela segurança dos Poderes constituídos, na capital, o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro [Anderson Torres] que foi preso por possuir em sua residência uma minuta golpista”, prosseguiu.

“Lembro que o próprio governador do DF frequentemente ataca o presidente Lula em entrevistas. É da democracia também ser criticado. Isso não interfere na relação institucional entre os entes, que está acima das disputas políticas.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.