Bolsonaro pede paciência a Nikolas e sugere Guedes para o Senado em 2026



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça (25) que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) precisa ter “estabilidade” e esperar o momento certo para disputar cargos maiores. Isso porque o nome do parlamentar mineiro está sendo cotado para disputar o Senado no ano que vem com a possibilidade de se mudar a idade mínima para candidatura, de 35 para 30 anos.

Bolsonaro afirmou que ainda não tem exatamente um candidato ao Senado em Minas Gerais para 2026, embora sugira o ex-ministro Paulo Guedes, da Economia, ao cargo. Ele avaliou que Nikolas, deputado mais votado do Brasil em 2022, “se empolgou” com a possibilidade de mudança na legislação.

“O sucesso que o Nikolas tem ninguém vai duvidar, o que ele tem, no meu entender, é que ter essa estabilidade para saber a hora certa dele. Ele se empolgou um pouco com uma proposta de emenda à Constituição para reduzir para 30 anos (a idade mínima) para disputar o Senado por Minas Gerais, mas existem certas coisas que vêm com a idade”, afirmou o ex-presidente em entrevista ao jornalista Léo Dias.

Pela Constituição, é necessário ter 35 anos para se candidatar ao Senado, e Nikolas terá 30 anos em 2026. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tenta reduzir essa exigência, mas Bolsonaro demonstrou ceticismo com à viabilidade da mudança.

“Um cara para ser presidente ou senador com 30 anos, eu acho muito pouco essa idade e acredito que os senadores não apoiariam uma PEC dessas, porque isso seria mais concorrência para o Senado”, declarou.

O ex-presidente disse que já conversou com Nikolas sobre o tema e recomendou cautela ao aliado. “Eu já conversei com ele sobre isso: não deixa a fama subir na cabeça e ele tem a cabeça no lugar”, disse. Apesar do conselho, Bolsonaro não descartou uma eventual candidatura de Nikolas no futuro.

Ao mesmo tempo, Bolsonaro sugeriu o nome do ex-ministro Paulo Guedes, da Economia, para disputar o Senado por Minas Gerais.

“Gostaria que o Paulo Guedes aceitasse ser senador por Minas Gerais. Estamos tentando. É um baita nome para o Senado”, afirmou. Apesar de ser carioca, Guedes tem ligação com o estado, pois se formou em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nas eleições de 2026, os eleitores mineiros escolherão dois senadores, o que amplia as chances de novos candidatos. Bolsonaro já indicou interesse em fortalecer sua base no Senado, que tem poder para analisar e abrir processos de cassação contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.