Clientes da Golden Cross têm 60 dias para mudar de plano – 21/03/2025 – Mercado


A operadora Golden Cross começou a orientar seus clientes para que migrem para outra empresa no prazo de 60 dias, no procedimento chamado de portabilidade especial, que permite trocar de plano de saúde sem cumprir novas carências em casos de crise ou risco para o atendimento ao consumidor.

Os usuários têm até 11 de maio para ingressar em um novo plano. Ao final desse período, a operadora terá seu registro na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) cancelado, suas atividades serão encerradas, e beneficiários ficarão sem cobertura.

Segundo a agência reguladora, a medida ocorre por causa de “graves anormalidades administrativas e econômico-financeiras da operadora e de sua incapacidade de regularizar essas questões, colocando em risco o atendimento à saúde dos beneficiários”.

Em nota enviada à Folha, a Golden Cross afirmou que “segue no curso normal dos seus negócios”. Também disse que todos os beneficiários, até a presente data, estão com coberturas contratuais ativas e sendo atendidos normalmente.

A Golden Cross afirmou à Folha que foi “surpreendida” com a decisão da ANS sobre a portabilidade especial e só teve acesso à decisão na última quarta-feira (19).

“Em face de tais decisões e dos desafios que as mesmas impõem à continuidade da própria empresa, além de recente medida judicial interposta na Justiça Federal e eventual novo recurso perante a ANS, a administração da Golden Cross optou pela transparência e objetividade na comunicação com os seus clientes”.

A medida atende a resolução da ANS, publicada em 12 de março, que concede portabilidade especial de carências para clientes de quatro operadoras. Segundo dados de janeiro, 192,2 mil beneficiários de planos de assistência médica serão afetados e 102,2 mil de convênios exclusivamente odontológicos.

Durante o período de portabilidade especial, os beneficiários podem contratar outro plano disponível no mercado sem cumprir novos períodos de carências ou cobertura parcial temporária. Ou seja, podem continuar tratamentos sem precisar esperar pelos prazos normais de uma cobertura.

Caso estejam em carência no plano atual, contudo, o período restante deverá ser cumprido na nova operadora.

Em novembro de 2024, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vinculada ao Ministério da Justiça, instaurou um processo administrativo contra 14 operadoras de planos de saúde após cancelamentos unilaterais de contratos. Uma delas era a Golden Cross.

Um mês depois, em dezembro, o órgão fixou o prazo de 60 dias para que as operadoras e administradoras de planos de saúde corrigissem as práticas consideradas abusivas.

Como fazer a portabilidade especial da Golden Cross?

Segundo a ANS, os clientes da Golden Cross devem procurar e entrar em contato com um novo plano de saúde. A agência disponibiliza o Guia ANS de Planos de Saúde, que informa ao consumidor os planos disponíveis para contratação e exercício da portabilidade de carências.

Para realizar a contratação, os beneficiários deverão apresentar alguns documentos à empresa escolhida: identidade, CPF, comprovante de residência e cópias de, pelo menos, três boletos pagos na operadora de origem referentes ao período dos últimos seis meses.

Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre a portabilidade ou estiverem enfrentando problemas de atendimento podem acessar canais de atendimento da ANS.

  • Disque ANS (0800 701 9656): atendimento telefônico gratuito, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados nacionais;

  • Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor;

  • Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105; e

  • Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país. Os endereços estão disponíveis no site.



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