IA: imagens estilo Studio Ghibli, de Miyazaki, viralizam – 27/03/2025 – #Hashtag


Nos últimos dias, imagens no estilo das animações do Studio Ghibli feitas pela nova atualização do ChatGPT viralizaram no X, ex-Twitter. Enquanto alguns gostam da ideia, o volume de fotos convertidas à animação —ou geradas pela ferramenta— requenta o debate sobre os limites entre a inteligência artificial e a arte feita por humanos.

Lançada nesta terça-feira (25), a nova versão do ChatGPT permite que o usuário faça imagens ou converta fotos ao estilo das animações de Hayao Miyazaki, um dos fundadores do estúdio japonês. Famoso por “A Viagem de Chihiro” e “Meu amigo Totoro”, seus filmes são reconhecidos pela qualidade e detalhamento das animações desenhadas à mão.

O perfil da Casa Branca também quis participar e postou uma imagem no estilo do anime que retrata um militar americano prendendo Virginia Basora-Gonzalez, imigrante dominicana deportada pelos Estados Unidos, segundo o governo americano.

“Miyazaki passou sua vida inteira construindo um dos trabalhos mais expansivos e imaginativos, só para que você copie e use como um filtro para suas fotos de viagem. Proteja os artistas”, escreve o animador Robbie Shilstone em sua conta no X.

Em meio à discussão, internautas resgataram um documentário de 2016 em que Miyazaki diz que a criação com inteligência artificial é “um insulto à vida” e que deseja “nunca incorporar esse tipo de tecnologia” ao seu trabalho.

Como lembra uma internauta, no corte do vídeo que viralizou o contexto da fala não fica claro: Miyazaki comentava uma tecnologia usada para criar uma cena de body horror —subgênero do terror que mostra violência corporal gráfica ou perturbadora do corpo humano.

No X, fãs do animador lamentam e lembram a trajetória profissional do artista, que dedicou sua vida inteira à criação desse estilo de anime, reconhecido mundialmente. Agora, qualquer pessoa pode fazer isso com apenas alguns comandos, com menos qualidade, detalhismo e profundidade estética.

“Não se preocupe, Hayao Miyazaki, aqui estão meus desenhos feitos à mão inspirados pelo Studio Ghibli”, diz um internauta.

A discussão foi além. Algumas pessoas se perguntam por que grandes empresas de tecnologia e inteligência artificial continuam focando ferramentas criativas.

Sam Altman, presidente da OpenAI, mudou sua foto de perfil para uma animação no estilo Ghibli após o anúncio da atualização do ChatGPT. “Twink ghibli style”, escreveu em sua conta no X.

Outros, porém, gostaram da ideia.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.