‘Mania de Você’ tem final constrangedor na Globo – 28/03/2025 – Thiago Stivaletti


Foi uma morte lenta e um final pra lá de constrangedor. A última semana de “Mania de Você” teve até um cão bravo que atacava por palavra-chave e a patricinha Luma (Agatha Moreira) recuperando o seu quadro do Cézanne para quem ninguém dava a mínima.

No último capítulo, Mavi (Chay Suede) cumpriu quietinho nove anos de prisão, só pra depois sair redimido e formar uma família feliz com Luma e Mércia (Adriana Esteves) –que, assim como Susana Vieira, na verdade se chama Sônia.

Esse final de novela do Manoel Carlos não combinou nada com os mil golpes que um deu no outro ao longo da trama. E Viola (Gabz), que um dia foi protagonista, debandou para o Uruguai, onde montou mais um restaurante, sem encontrar o amor após a morte de Rudá (Nicolas Prattes).

O final da mocinha Viola me lembrou o de outros personagens que foram minguando em novelas passadas –jamais vou esquecer o Márcio Garcia em “Caminho das Índias”, que começou como o príncipe indiano da bela Maya (Juliana Paes), mas foi desaparecendo até terminar a história como figurante no alto de um elefante. Foi mais ou menos assim agora.

O sem-sal Rod (Leonardo Bittencourt), que sempre amou Luma, mas nunca teve chance, ainda tentou criar um suspense de que podia ficar com a milionária e levá-la para o Uruguai, mas todo mundo já sabia que ela ia terminar com Mavi.

PASSANDO O PANO E A BORRACHA

Na cota de absurdos sem tamanho do último capítulo, ainda tivemos Leide (Thalita Carauta) visitando Ísis (Mariana Ximenes) na prisão, no maior clima de comédia e amizade. A loira má simplesmente passou uma borracha no fato de que foi a suburbana que a botou na cadeia, traindo-a e ficando ao lado de Berta (Eliane Giardini).

A loira também apareceu tirando onda como a toda-poderosa da penitenciária, mandando nas coleguinhas, sem que se explicasse de onde saiu o dinheiro pra tal poder. Que vergonha.

Chocado? Ainda teve mais. O mala-sem-alça Robson (Eriberto Leão) sequestrou a ex Fátima (Mariana Santos) no dia do seu casamento com outro sem-sal, Gael (Igor Cosso). Mesmo grávida, a noiva não teve muita dificuldade em se livrar do ex, pegar o carro e voltar rapidinho pro seu casamento. Inacreditável.

Há muito tempo a Globo não apostava numa trama tão fraca para o horário das nove. No início, a novela de João Emanuel Carneiro tentou fazer o público comprar o romance da chef Viola com o pescador Rudá, mas ficou parecendo que ela não tinha o menor caráter ao abandonar o fiel Mavi.

Este passou a novela inteira obcecado por Viola, aprontando as piores coisas, só pra desistir do seu objetivo no final. O vilão de Chay Suede, dono de um humor ótimo, responsável pelos poucos bons momentos da história, ainda foi desidratado com uma megadepressão na reta final, aparecendo sorumbático e sem graça. O pescador Rudá, seu inimigo, morreu bem antes do último capítulo, descartado sem nenhuma importância.

Mavi foi mais uma prova de que Carneiro não é bom para escrever o final de seus vilões –até hoje, fãs de “Avenida Brasil” não perdoam que o final de uma das maiores vilãs da dramaturgia foi no menor tom possível, voltando ao lixão pra cozinhar ao lado da Mãe Lucinda (Vera Holtz). Zoé (Regina Casé) e Vanessa (Letícia Colin), as duas grandes vilãs de “Todas as Flores”, também terminaram aplicando pequenos golpes na esquina.

“Mania de Você” ainda penou com um elenco fraco –alguns em termos de talento mesmo, mas outros apenas nomes desconhecidos que não fizeram o público noveleiro querer ligar a TV todo dia para acompanhar. O resultado todo mudo já sabe: 21 pontos de média, a pior audiência histórica do horário.

Mas não vamos desistir de Carneiro, que já nos deu muitas alegrias –sua novela anterior, “Todas as Flores”, tinha mais qualidades do que defeitos. Depois de longas férias para arejar, tenho fé que ele ainda vai dar a volta por cima.

Foto de Thiago Stivaletti

Thiago Stivaletti é jornalista e crítico de cinema, TV e streaming. Foi repórter na Folha de S.Paulo e colunista do UOL. Como roteirista, escreveu para o Vídeo Show (Globo) e o TVZ (Multishow)



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.