Embaixadores de 5 países africanos visitam Belém antes da COP30


A cidade de Belém (PA), sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), recebeu na última semana embaixadores de cinco países africanos que conheceram de perto os preparativos para o evento global.

Os diplomatas representavam a África do Sul, Botsuana, Cabo Verde, Camarões e Egito. A reunião ocorreu no Memorial dos Povos, junto às secretarias municipais e uma comitiva do Ministério do Turismo.

Na pauta, foram esclarecidas dúvidas sobre a infraestrutura, hospedagem e mobilidade urbana durante o evento que vai ocorrer nos dias 10 a 21 de novembro, reunindo chefes de estado e comitivas para debates sobre o meio ambiente.

Para o secretário extraordinário para Assuntos da COP30 em Belém, André Godinho, as visitas reforçam a confiança na capacidade da cidade de sediar o evento.

“Eles acompanham e se surpreendem com a evolução das obras e com a evolução da preparação da cidade. A gente está pronto para receber todo mundo, para essa que vai ser, sem sombra de dúvidas, a melhor COP de todos os tempos.”, afirmou.

Impressões positivas sobre Belém

A embaixadora de Botsuana, Benetia Chingapane, destacou sua satisfação com o avanço das obras e a estruturação da cidade para receber as delegações.

“Antes de vir [para a COP], queríamos ter uma noção do que teríamos disponível em Belém, os hotéis, os espaços em que a conferência vai acontecer, e sentir espaço, porque muitos de nós nunca estivemos em Belém, e a COP30 é um evento muito grande e que trará muitos chefes de Estado”, comentou.

Ela também elogiou a infraestrutura permanente que está sendo construída para a conferência.

“Até agora, o progresso, em comparação com o ano passado, é encorajador. Temos esperanças de que as obras vão cumprir o prazo. E uma coisa que eu adorei é que os espaços construídos para a COP não serão temporários. É algo que vai ser usado após a conferência, e eu acho que [o Parque da Cidade] será uma grande atração turística, que tornará Belém mais atrativa para visitar, e também vai ser um espaço para a comunidade de Belém! Para mim, é um grande investimento”, concluiu a embaixadora.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.