Zelenski acusa Rússia de cometer 183 mil crimes de guerra – 31/03/2025 – Mundo


O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, pediu nesta segunda-feira (31) que a Rússia seja punida por mais de 183 mil supostos crimes de guerra documentados por seu país desde a invasão de Moscou em 2022, dizendo que a justiça é necessária para evitar que “o mal se prolifere”.

Ele fez seus comentários em uma cúpula de autoridades europeias em Bucha, a noroeste da capital ucraniana, Kiev, onde as tropas russas foram acusadas de atrocidades, incluindo execuções, estupros e tortura durante a ocupação.

A Rússia não comentou as acusações de Zelenski, mas negou anteriormente que seus soldados tenham cometido atrocidades e já afirmou que o Ocidente ignorou os crimes da Ucrânia —algo negado por Kiev. “Mais de 183 mil crimes relacionados à agressão da Rússia contra a Ucrânia foram oficialmente documentados”, disse Zelenski no terceiro aniversário da expulsão das tropas russas de Bucha.

Ele acrescentou que a contagem documentada pela Ucrânia desde a invasão em grande escala em fevereiro de 2022 não inclui a maior parte do território do país que a Rússia ocupa atualmente. “Precisamos de uma lei internacional eficaz para garantir a proteção de nosso povo e de toda a sociedade europeia contra essas ameaças”, disse Zelenski.

“A justiça deve ser feita para evitar que o mal se prolifere. A pressão sobre a Rússia e as sanções contra ela são necessárias para garantir que a guerra e os abusos não se expandam ainda mais.” A maioria dos casos de crimes de guerra contra a Rússia está sendo investigada pela Ucrânia e julgada localmente. O Tribunal Penal Internacional em Haia, ao qual a Ucrânia aderiu oficialmente este ano, também conduziu investigações sobre eventos da guerra.

Os Estados Unidos e a Rússia não reconhecem a jurisdição do tribunal, e o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou sanções econômicas e de viagem contra o TPI por conta de suas investigações contra cidadãos americanos ou aliados dos EUA.

O congelamento de financiamento estrangeiro por Washington também afetou um esforço internacional para responsabilizar a Rússia por supostos crimes de guerra, cortando programas de ajuda que forneciam conhecimento e supervisão às autoridades ucranianas.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia expressou otimismo cauteloso no mês passado de que as sanções do TPI não afetariam as investigações relacionadas à Ucrânia. Em março de 2023, a corte emitiu um mandado de prisão para o presidente russo, Vladimir Putin, pela suposta deportação ilegal de crianças ucranianas —uma medida descartada por Moscou como juridicamente sem sentido.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.