Chance de pancadas de chuva em SP se mantém na quarta (2) – 02/04/2025 – Cotidiano


Após uma segunda-feira (30) com tempestade no ABC paulista e em outros municípios da região metropolitana de São Paulo, a previsão do tempo para a capital na terça-feira (31) não se cumpriu e o dia transcorreu sem precipitação. Para esta quarta (2), os institutos de meteorologia mantêm o aviso de condição para pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a quarta deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas oscilando entre mínimas de 20°C e máximas próximas dos 29°C. A chuva na forma de pancadas isoladas com até forte intensidade são esperadas entre o meio e o fim da tarde, acompanhadas de raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para queda de árvores, além da formação de alagamentos, destaca o CGE.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta a possibilidade de chuva isolada ainda na parte da manhã, com a precipitação ganhando força à tarde. A expectativa é que não seja grande o volume da chuva, mas, caso ela ocorra concentrada, os locais poderão sofrer as consequências, o que pode interferir, inclusive, no fornecimento de energia elétrica, deixando as casas às escuras.

A previsão inicial do CGE para a primeira semana de abril indica maior volume de chuva principalmente entre a quinta-feira (3) e o final de semana, em função da aproximação e passagem de mais uma frente fria pela costa paulista.

“Na retaguarda desse novo sistema frontal, haverá o ingresso do ar frio de origem polar, que deve provocar uma redução das temperaturas na semana subsequente, aliviando desta forma o forte calor que se instalou desde o mês de março sobre a região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil”, diz o órgão municipal.

Assim, com a aproximação da frente fria, o cenário climático em São Paulo deve ficar instável, aumentando o risco de fortes temporais a partir da tarde de quinta. Neste dia, o volume esperado é superior a 30 mm, o que pode causar alagamentos em pontos mais suscetíveis.

Os termômetros ainda devem marcar temperatura máxima próxima dos 30°C, mas, a partir de sexta, a tendência é esfriar, com a máxima de 26°C na sexta, 23°C no sábado e 20°C no domingo.

A sexta (3) e o sábado (4) possuem condições para trovoadas isoladas durante todo o dia, com muitas nuvens e sem previsão de o sol aparecer. Essa situação vale, inclusive, para todo o litoral paulista, que deve ter tempo chuvoso no fim de semana, com temperaturas máximas na casa dos 20°C.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.