Podcast: como Brasil pode responder a tarifaço de Trump – 02/04/2025 – Podcasts


A Casa Branca programou para as 17h (de Brasília) desta quarta-feira (2) o anúncio que deve detalhar um tarifaço prometido pelo presidente Donald Trump. O republicano tem chamado a data de “dia da libertação”, mas ainda não há detalhes sobre o alcance da medida —usada pelo americano como ameaça diplomática em outras ocasiões.

Nesta terça (1º), a porta-voz da Casa Branca disse apenas que as tarifas devem entrar em vigor imediatamente. Os cenários citados como possíveis pela imprensa americana são de um imposto universal, para todos os países, ou de alíquotas próprias para cada país. O clima no mercado financeiro nos últimos dias tem sido de apreensão.

O governo Lula (PT) teme uma tarifa linear sobre todos os produtos vendidos aos EUA, hipótese que a Folha mostrou ser a mais citada nos bastidores da Casa Branca. Com dificuldade em encontrar canais de negociação, o Planalto estuda opções para retaliar e, nesta terça, costurou um acordo no Senado para avançar o chamado PL da Reciprocidade.

O Café da Manhã desta quarta-feira explica como o tarifaço de Donald Trump pode impactar o Brasil —e como o país pode responder a ele. O repórter da Folha em Brasília Ricardo Della Coletta conta o que se discute nos bastidores do governo e analisa as repercussões da guerra comercial americana na economia e na vida das pessoas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Gustavo Luiz e Laura Lewer. A edição de som é de Thomé Granemann.



Source link

Adicionar aos favoritos o Link permanente.